A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou mais 27 casos de coronavírus no Paraná nesta quarta-feira (25). São 14 homens e 13 mulheres com idades entre 20 e 54 anos. Os novos casos são de Curitiba (19), Pinhais (1), Foz do Iguaçu (1), Maringá (1), Ponta Grossa (2), Faxinal (1), Campo Mourão (1) e São Paulo (1) fora do Estado.

Imagem ilustrativa da imagem Paraná tem 97 casos confirmados de Covid-19
| Foto: Agencia Brasil

O panorama da doença no Paraná é de 97 casos confirmados, sendo 60 na capital do Estado. Outros 483 foram descartados e 3.588 estão em investigação. Em Londrina, o número de casos confirmados segue inalterado desde a semana passada. São 3 casos confirmados, dois pacientes internados com problemas respiratórios que aguardam resultado e 516 exames em investigação. Até agora foram descartadas 20 suspeitas na cidade. Nas últimas 24 horas, a Sesa também descartou 286 casos manualmente devido a instabilidade constante do sistema do Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM:

Casos do novo coronavírus aumentam 600% em uma semana no Paraná

Até o momento, o Paraná não tem nenhum caso registrado de transmissão comunitária, segundo a secretaria. Diariamente os serviços de saúde dos 399 municípios do Paraná notificam os atendimentos de síndromes respiratórias via sistema, isso explica o aumento diário significativo nos números em investigação. Porém, nem toda notificação quer dizer que o caso seja considerado como suspeito.

A Portaria do Ministério da Saúde exige a notificação imediata. Após isto, o serviço de saúde municipal, através da análise clínica, define se aquele paciente é um suspeito em potencial e verifica a necessidade, ou não, da coleta de amostra para a realização de testes, ou seja, o número de casos em investigação não significa que todos são considerados suspeitos.