A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) suspendeu por 30 dias a realização de cirurgias eletivas em todo o Paraná. A determinação publicada por meio da resolução 1.412/2020 tem validade a partir do dia 1º de dezembro e poderá ser estendida ou reduzida de acordo com a situação epidemiológica e a taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria no estado do Paraná.

A nova resolução suspende todas as cirurgias com agendamento antecipado que possam ser realizadas em outro momento. A medida não se aplica a procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia. Exames e outros procedimentos considerados necessários, em caráter de urgência ou emergência, pelo médico prescritor também poderão ser realizados.

A norma foi imposta considerando o crescimento agudo de casos confirmados no estado do Paraná e a elevada ocupação dos leitos de UTI e enfermaria, conforme boletim diário vinculado ao Ministério da Saúde.

Covid-19

Em entrevista à FOLHA, a superintendente do Hospital Universitário (HU), Vivian Feijó, informou que a taxa de ocupação dos leitos destinados para o coronavírus está em 75%. "Estamos cheios e sem vaga de isolamento". Sobre a decisão do governo estadual de suspender novamente as cirurgias eletivas, ela disse que os procedimentos não foram retomados normalmente, "mas que é preciso recuar nesse momento".

(As informações são da Secretaria de Estado da Saúde)