Imagem ilustrativa da imagem Paraná se aproxima dos cinco mil óbitos por Covid-19
| Foto: AEN/Divulgação

O Paraná se aproxima dos cinco mil óbitos por Covid-19, atingindo a marca de 4.998 vítimas no Estado nesta quinta-feira (22). O boletim com os dados atualizados pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) mostra que 13 mortes foram registradas nas últimas 24 horas e 1.265 novas pessoas tiveram diagnóstico positivo, somando 202.217 casos positivos.

O secretário da Saúde, Beto Preto, comentou sobre os números significativos desta semana. Além da proximidade dos cinco mil óbitos, o Paraná também ultrapassou a marca de 200 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus. “Chegamos aqui com menos perda de vidas humanas que outros estados, mesmo assim, existem cidades inteiras, comunidades inteiras e famílias inteiras enlutadas pela perda de muitos paranaenses. Então, para que essa dor não aumente ainda mais, vamos trabalhar juntos e continuar nos cuidando para ultrapassar esse momento de 220 dias, 200 mil casos e quase cinco mil óbitos de paranaenses”, argumentou.

O secretário apontou que o Estado esteve em um patamar muito elevado da curva durante dois meses, passando por uma redução dos números, mas que há três dias foi observada nova alta no Estado. Por isso, Beto Preto chama a atenção da população para manter a atenção aos cuidados. “Não nos deixemos vencer pela falsa impressão de que a pandemia acabou, estamos vencendo várias batalhas, mas a guerra contra o coronavirus não foi vencida”, destaca.

ACOMPANHE O MAPA DO CORONAVÍRUS NO PARANÁ

Em 220 dias de pandemia, o Paraná realizou 779.289 testes RT-PCR, bandeira levantada pelo secretário como contribuição para a redução de números de casos no Estado. “Enquanto não temos a vacina da Covid-19 efetivamente à disposição dos brasileiros e paranaenses, a nossa vacina é o teste”, defende.

BOLETIM

Atualmente, há 700 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados nos hospitais paranaenses. São 572 pacientes em leitos SUS (261 em UTI e 311 em leitos clínicos/enfermaria) e 128 em leitos da rede particular (39 em UTI e 89 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 825 pacientes internados, 376 em leitos UTI e 449 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS
A secretaria estadual informa a morte de mais 13 pacientes, todos estavam internados. São oito mulheres e cinco homens, com idades que variam de 54 a 86 anos. Um óbito ocorreu no dia 3 de setembro, os demais ocorreram em outubro.

Os pacientes que foram a óbito residiam em: Maringá (4), Cascavel (2). A Sesa confirma também um óbito em cada um dos seguintes municípios: Arapongas, Foz de Iguaçu, Itaguajé, Paranaguá, Paranavaí, Toledo e Umuarama.