O número de óbitos ocasionados pela infecção do novo coronavírus se aproxima de dois mil em todo o Paraná desde o início da pandemia, em março. Conforme os dados divulgados no primeiro boletim do mês de agosto, o estado soma 1.953 mortes e 77.098 diagnósticos positivos, 1.799 a mais em comparação os números divulgados nesta sexta-feira. Segundo o novo boletim, apenas seis cidades do estado não possuem casos confirmados.

Imagem ilustrativa da imagem Paraná se aproxima de dois mil óbitos causados pela Covid-19
| Foto: Josué Damacena/Fiocruz

De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), 17 mulheres e 38 homens que tinham entre 40 e 92 anos passaram a fazer parte da lista de óbitos, estes ocorridos entre os dias 16 de julho e 1ª de agosto. Estas mortes foram registradas em: Curitiba (22), São José dos Pinhais (4), Londrina (4), Pinhais (3), dois casos nos municípios de: Arapongas, Campo Largo, Cascavel, Foz do Iguaçu e Maringá e um caso em cada um dos seguintes municípios: Castro, Cerro Azul, Colombo, Fazendo Rio Grande, Formosa do Oeste, Medianeira, Pato Branco, Rio Negro, São Miguel do Iguaçu, Tibagi e Toledo.

Enquanto Londrina registra, segundo a Sesa, 3.343 casos e 115 óbitos, a 17ª Regional de Saúde, sediada no município, permanece com índice de mortalidade para cada 100 mil habitantes acima da média estadual, que é de 17. Já o Índice de ocupação de leitos exclusivos para o tratamento da Codid-19 é de 69% na macrorregião norte do Paraná.

Internados

O mês de agosto teve início com 1.273 pacientes diagnosticados com a Covid-19 internados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria. Destes, 984 são pelo Sus (Sistema Único de Saúde). Há, ainda, outros 910 pacientes, sendo 454 em UTIs e 456 em enfermarias, que aguardam os resultados dos exames.

Municípios livres da Covid-19

Dentre os 399 municípios do Paraná, apenas seis podem ser considerados livres da pandemia. São eles: Boa Ventura de São Roque, Flor da Serra do Sul, São Carlos do Ivaí, Rio Bom, Godoy Moreira e Nova Santa Bárbara, este mais próximo de Londrina e que faz parte da 18ª Regional de Saúde. Já o número de cidades que registram óbitos chega a 234.