Curitiba registrou no fim de semana a primeira morte de uma profissional de saúde por Covid-19 no Paraná. A técnica em enfermagem Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos, 39, morreu no sábado (25), após três semanas de internamento. A vítima trabalhava na UTI (unidade de terapia intensiva) do Hospital Marcelino Champagnat e estava internada no Hospital Onix, também na capital. Santos era diabética.

Paraná tem 1.186 casos confirmados da doença
Paraná tem 1.186 casos confirmados da doença | Foto: José Fernando Ogura/AEN

O Coren-PR (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná) lamentou a morte da profissional e informou que ao saber da contaminação da técnica em enfermagem fez uma vistoria no Hospital Marcelino Champagnat e recomendou o afastamento dos profissionais positivados, além da testagem para o coronavírus em todos os profissionais.

"Solicitamos ao hospital ainda que todos os profissionais do grupo de risco fossem afastados da linha de frente de atendimento", revelou a presidente do Coren, Simone Peruzzo. "Muitos destes profissionais, e era o caso da Valdirene também, têm vínculos em mais de uma instituição. E não é raro que trabalhem com pacientes de Covid em um local e com outras doenças em outros. A nossa orientação é para que este tipo de situação não aconteça para diminuir o risco de disseminação."

Em nota, A Apenf (Associação Paranaense de Enfermagem) informou que a técnica em enfermagem trabalhou durante três anos no Hospital Marcelino Champagnat e atendeu pacientes acometidos pela Covid-19. "Cada número para nós tem um rosto, nome, família. Estamos na linha de frente no combate a um vírus que pouco sabemos a respeito", ressaltou a presidente, Rita Franz.

O Hospital Marcelino Champagnat reconheceu a dedicação da funcionária e informou que todas as medidas necessárias foram tomadas pela instituição. "Valdirene buscou o pronto atendimento e esteve internada na UTI, com quadro de dificuldade respiratória, piora no quadro clínico e diagnóstico confirmado para Covid-19. Como colaboradora, recebeu todos os recursos disponíveis para a assistência e comunicação com a família."

Denúncias

Simone Peruzzo informou que o Coren-PR recebeu mais de 750 denúncias de profissionais desde que começou a pandemia do coronavírus no Estado. A maioria das reclamações são referentes a falta de EPIs (equipamentos de proteção individual), número insuficiente de profissionais, carga horário excessiva e condições ruins de trabalho e remuneração.

"A falta de valorização do profissional de saúde é uma situação histórica no nosso país e contra a qual estamos há décadas. Infelizmente neste momento, em que os profissionais estão na linha de frente, é que aparece a precarização e a falta de investimento", afirmou Peruzzo.

Paraná

A Sesa (Secretaria de Saúde do Paraná) divulgou um novo informe na tarde desta segunda-feira (27) sobre a situação da Covid-19 no Estado. No total, 1.186 pessoas foram confirmadas com a doença, destas 753 estão recuperadas e liberadas do isolamento. O número de óbitos em consequência da Covid-19 chegou a 75.

De acordo com o último boletim, são 30 novos casos e dois óbitos. As duas últimas mortes confirmadas são de uma mulher de 55 anos residente em Verê (Sudoeste) e um homem de 89 anos residente em Ivaiporã (Vale do Ivaí). Agora, são 119 cidades paranaenses com registro de casos confirmados e 33 com óbitos pela Covid-19.

Londrina

O número de casos confirmados de Covid-19 em Londrina chegou a 99 nesta segunda-feira, após o novo boletim atualizado pelo município. No domingo (26), o total de infectados era de 97. O total de óbitos permanece em 13.

Do total de pacientes, 68 já se recuperaram e receberam alta. Entre os que estão em tratamento, três permanecem na UTI, cinco em enfermaria e dez em isolamento domiciliar.

Paraná tem 1.186 casos confirmados da doença
Paraná tem 1.186 casos confirmados da doença | Foto: José Fernando Ogura/AEN