Paraná registra primeira morte por dengue em 2026
Vítima foi um idoso de 89 anos, de Leópolis, que estava internado em Cornélio Procópio
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
Vítima foi um idoso de 89 anos, de Leópolis, que estava internado em Cornélio Procópio

Um idoso de 89 anos, morador de Leópolis (Norte), morreu nesta semana em decorrência de complicações causadas pela dengue. O falecimento ocorreu em Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), no Hospital João Lima, local onde o paciente estava internado. Este é o primeiro registro de óbito relacionado à doença no Estado em 2026. Nos primeiros 40 dias do ano passado, 9 pessoas haviam morrido da doença. E no mesmo período de 2024, foram 51.
A informação foi divulgada pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná) no último boletim semanal, publicado nesta terça-feira (10). No relatório, o óbito foi atribuído ao município de Cornélio Procópio, sede da 18ª RS (Regional de Saúde). Entretanto, a Prefeitura ressaltou, em nota à imprensa, que solicitou à Sesa a correção do registro, para que o caso fosse contabilizado no município de origem da vítima.
“Como polo regional de saúde, Cornélio Procópio atende pacientes de diversos municípios, o que não caracteriza vínculo do caso com a cidade. Até ontem (10), conforme boletim da Secretaria de Estado, o município não possui registro positivo de dengue”, esclarece.
Em todo o Estado, 322 casos de dengue foram confirmados e 11 são considerados graves. O número de suspeitas chegou a 8.796. Desse total, 4.493 foram descartados, e 3.981 ainda aguardam um veredito.
Leia mais:
A 17ª RS de Londrina, segue com o maior número de casos confirmados de dengue (56), notificações (2.265) e diagnósticos prováveis (1.286). Os pontos de atenção continuam com a 14ª RS, de Paranavaí, que possui 46 diagnósticos da doença, e a 20ª RS, de Toledo, com 490 casos prováveis.
A Secretaria de Saúde de Londrina lançou na segunda-feira (9) o plano de ação para 2026 voltado ao combate à dengue no município. Com uma campanha intitulada “Londrina Sem Dengue - Sua Ação Salva Vidas”, o foco do plano está na utilização de drones e aspiradores de mosquitos para manter os resultados positivos alcançados em 2025.
Os aspiradores serão utilizados em locais estratégicos nas casas, onde os mosquitos costumam ficar após sugar o sangue dos seres humanos. Os mosquitos aspirados serão levados para o setor de Entomologia da UEL (Universidade Estadual de Londrina) para análise.






