Imagem ilustrativa da imagem Paraná registra mais de 5,6 mil novos casos de dengue em uma semana
| Foto: iStock

O Paraná registrou um aumento de 5.866 casos confirmados de dengue em apenas uma semana, atingindo a marca de 20.563 paranaenses com a doença, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (11). Ainda de acordo com a divulgação, foram confirmadas mais seis mortes ligadas ao vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, chegando a treze neste ano. Os óbitos ocorreram nas cidades de Sertaneja, na (Região Metropolitana de Londrina), Jesuítas, Peabiru, Maringá, Ivatuba e Paiçandu.

Os dados divulgados nesta terça apontam que ainda há 3.446 em investigação. O número de notificações subiu para 64.825, um aumento de 31,05% em sete dias.

Encontram-se em situação de epidemia 62 municípios, 12 a mais que o último boletim – Nova Aurora; Engenheiro Beltrão; Cruzeiro do Oeste; Cianorte; Loanda; Nova Aliança do Ivaí; Nova Londrina; Querência do Norte; Flórida; Santa Inês; Tupãssi e Jardim Alegre.

NOVO INSETICIDA

A Secretaria de Estado da Saúde promove uma capacitação em Maringá sobre o uso do novo inseticida de combate à dengue para os profissionais das Regionais de Saúde e municípios sede nesta terça e quarta-feira (11 e 12). O novo produto, o cielo, será enviado pelo Ministério da Saúde e deve chegar ao Estado em março.

O evento será com as 22 Regionais de Saúde em duas turmas e tem por objetivo repassar o conteúdo técnico disponibilizado pelo Ministério da Saúde, com orientações e esclarecimentos sobre o manejo do produto. O cielo é composto por imidacloprido (neonicotinóide) e praletrina (piretróide). Os princípios ativos são diferentes do malathion, pois vem pronto para uso em Ultra Baixo Volume (UBV), que é popularmente conhecido como “fumacê”.

De acordo com a Resolução Sesa nº 459/2014, os municípios que quiserem solicitar a utilização de UBV pesado devem protocolar um pedido documentado à Regional de Saúde de sua abrangência que após análise repassará para a Sesa.