O número de mortes por coronavírus no Paraná bateu recorde nesta terça-feira (15). De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), 116 novos óbitos foram confirmados. Este é o maior número em um boletim desde o início da pandemia. Também foram confirmados mais 7.528 casos: 2.458 dos últimos dias e 5.070 casos confirmados retroativos do período entre 13 de março a 12 de dezembro.

com 116 óbitos, Paraná bate recorde e secretário faz alerta
com 116 óbitos, Paraná bate recorde e secretário faz alerta | Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 336.825 casos e 6.859 mortos em decorrência da doença. Ao todo, 1.273 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.072 pacientes em leitos SUS (534 em UTI e 538 em leitos clínicos/enfermaria) e 201 em leitos da rede particular (80 em UTI e 121 em leitos clínicos/enfermaria). Outros 1.515 pacientes internados aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Por conta da repercussão provocada pelo número recorde de mortes, o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, gravou um pronunciamento para a imprensa. Em pouco mais de um minuto e meio, ele reforçou que a população deve manter todos os cuidados para evitar a proliferação da doença.

"Registramos mais de 100 casos [de mortes]. É um dia muito triste para nossa comunidade paranaense: hospitais, enfermarias e leitos de UTI estão todos cheios. É uma data que nos chama atenção porque a pandemia não passou e o número de óbitos aumentou. Precisamos continuar com todos os cuidados de distanciamento, cuidados com o uso de máscara no dia a dia e a etiqueta respiratória, mas principalmente cuidar de si e dos entes familiares mais próximos", declarou Preto.

O secretário destacou ainda, no vídeo, que é necessário evitar as aglomerações. "Precisamos evitar aglomerações e não descuidar porque mesmo com a vacina se aproximando, vamos ter todo um processo para começar a vacinação dos paranaenses e dos brasileiros. Até lá, precisamos ter todos os cuidados de distanciamento, uso de máscaras, lavar as mãos, usar álcool em gel e manter todos os cuidados que temos repetido há praticamente nove meses. A luta é grande, vamos vencer. Há pessoas que desde o início da pandemia estão isoladas em casa. Por isso, em respeito a eles e em respeito àqueles que perderam seus entes, temos que fazer a nossa parte", alertou.

Dos 116 pacientes que morreram, são 39 mulheres e 77 homens, com idades que variam de 24 e 101 anos. Dentre os óbitos, dois ocorreram em agosto e os demais de 10 de novembro a 15 de dezembro. Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (23), Londrina (8), Maringá (7), Apucarana (4), Araucária (4), Campo Largo (4), Castro (4), Cascavel (3), Ivaí (3), Ponta Grossa (3), São José dos Pinhais (3), Toledo (3), Almirante Tamandaré (2), Arapongas (2), Arapoti (2), Colombo (2), Foz do Iguaçu (2), Guarapuava (2), Paranavaí (2), Santa Maria do Oeste (2) e São Miguel do Iguaçu (2). A Sesa registrou ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Antonina, Bela Vista do Paraíso, Borrazópolis, Cambé, Candói, Catanduvas, Chopinzinho, Cianorte, Corbélia, Faxinal, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Lindoeste, Manfrinópolis, Nova Esperança, Pato Branco, Perobal, Piraquara, Porto Rico, Renascença, Salto do Lontra, São José das Palmeiras, Saudade do Iguaçu, Sertaneja, Tijucas do Sul, Umuarama e União da Vitória. O monitoramento da Sesa registra 2.870 casos de residentes de fora, 60 pessoas foram a óbito.

Em Londrina, o boletim atualizado pela Prefeitura de Londrina com dados oficiais, desta terça-feira, registrou 17.851 casos positivos, 250 a mais que o último relatório. São 17.102 pacientes curados e 362 casos ativos da doença. Dentre os pacientes ativos, 257 são monitorados em isolamento domiciliar. Outros 105 estão internados, sendo 63 em leitos moderados, de enfermaria, e outros 42 em UTI. Houve quatro novos óbitos, de pacientes do sexo masculino, aos 56, 73, 77 e 82 anos. Assim, Londrina acumula 387 óbitos em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Aguardando o resultado de exames, 160 casos suspeitos seguem em andamento. Outros 61.325 foram descartados, mediante resultado negativo para Covid-19.