| |

Geral 5m de leitura

Paraná promete discutir tema

ATUALIZAÇÃO
29 de setembro de 2016


AUTOR

Apesar do governo federal ser responsável pela estrutura do novo ensino médio, são os Estados os responsáveis diretos pela aplicação dos conteúdos. A Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) avalia a reforma do ensino médio como positiva, mas garante que a metodologia a ser aplicada para acomodar as mudanças será "amplamente debatida com a comunidade escolar e passará também por avaliação do Conselho Estadual da Educação".
Por meio do site oficial da Seed, a secretária de Estado da Educação, Ana Seres, detalha que, no início de novembro deste ano, antes do período de matrículas, serão promovidos seminários para debater o tema com a comunidade escolar, que abrange professores, funcionários, estudantes, pais e responsáveis. "Algo precisa ser feito em relação ao ensino médio. Vejo com bons olhos a autonomia oferecida aos estudantes", avalia.
De acordo com a Seed, as mudanças começam em 2017, com um projeto piloto que será aplicado, a princípio, nas maiores cidades do Estado. Pela proposta, será possível avaliar a nova sistemática proposta pelo MEC, aliando a Base Nacional Comum Curricular e as cinco ênfases do ensino: linguagem, matemática, ciências sociais e humanas, ciências da natureza e formação técnica e profissional. A secretária garante também que as disciplinas de sociologia, filosofia, arte e educação física serão mantidas no Estado.
Ana Seres comenta ainda que a qualidade dos profissionais da educação no Paraná deve suprir a eventual necessidade de contratação de profissionais com "notório saber" para os cursos de formação técnica. Pela MP, pessoas sem formação específica poderão lecionar em disciplinas para as quais faltam professores.(C.F.)

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS