Paraná pode ter 95 colégios no programa Parceiro da Escola
Resultado da consulta pública oficial deve sair na sexta (13); na região de Londrina, projeto foi aprovado em 4 de 7 escolas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Resultado da consulta pública oficial deve sair na sexta (13); na região de Londrina, projeto foi aprovado em 4 de 7 escolas
Simoni Saris - Grupo Folha

O Paraná pode ter a partir do ano que vem 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola. São 93 por meio do processo de consulta realizado nos últimos dias, além das duas escolas onde o projeto-piloto já está em andamento, em Curitiba e São José dos Pinhais. O número representa 53% dos colégios aptos a participar do programa, de acordo com a lei estadual. Eles ficam em 41 cidades.
A consulta pública sobre adesão de escolas da rede estadual ao programa foi encerrada nesta segunda-feira (9) com 44,4 mil votos. O quórum foi atingido em 94 escolas e nas demais 83 a decisão caberá à Seed (Secretaria de Estado da Educação), que vai decidir pela inclusão delas no programa a partir dos critérios estabelecidos para a formação dos lotes com as empresas. O processo mobilizou a comunidade escolar ao longo dos últimos dias e contou com a participação de pais, responsáveis, estudantes e servidores.
As escolas ficam em Assis Chateaubriand, Almirante Tamandaré, Andirá, Apucarana, Arapongas, Barbosa Ferraz, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cambé, Cascavel, Castro, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Jaguariaíva, Loanda, Londrina, Maringá, Matelândia, Matinhos, Mauá da Serra, Medianeira, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palmeira, Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Porecatu, Prado Ferreira, Roncador, São José dos Pinhais, Sarandi e Toledo.
A Seed e o NRE (Núcleo Regional de Educação), em Londrina, não divulgaram os detalhes da consulta pública, como os nomes das escolas onde ocorreram as votações, o número de votos e como será o processo de implementação do projeto.
O NRE em Londrina informou apenas que na área de abrangência do órgão, em nove escolas foi realizada a consulta pública e nas quatro que atingiram o quórum mínimo de 50% mais um, foi aprovada a mudança, "com excelente nível de participação".
Os nomes das quatro instituições não foram divulgados. No início do ano, a listagem divulgada pela Seed com os nomes dos colégios que deveriam ser incluídos no programa Parceiro da Escola incluía cinco escolas em Londrina, uma em Cambé, uma em Ibiporã, uma em Porecatu e outra em Prado Ferreira. Em Londrina, constavam da lista o Colégio Estadual Cleia Godoy Fabrini da Silva, no Jardim Tarobá (zona sul); Colégio Estadual Professora Kazuco Ohara, no Jardim Bandeirantes (zona oeste); Colégio Estadual Professora Ubedulha Correia de Oliveira, no Conjunto Luiz de Sá (zona norte); Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, no jardim Brasília (zona leste); e Colégio Estadual Doutor Willie Davids, na Vila Casoni (região central).
Em Cambé, integrava a lista o Colégio Estadual Dom Geraldo Fernandes, em Ibiporã, o Colégio do Jardim San Rafael, em Porecatu, o Colégio Estadual Malvino de Oliveira e, em Prado Ferreira, o Colégio Estadual Júlia Wanderley.
Segundo a assessoria de comunicação da Seed, a listagem detalhada com os colégios e regionais específicas ainda está sendo organizada em planilhas. O resultado oficial deverá ser divulgado nesta sexta-feira (13).
A consulta era um passo fundamental do processo de implementação da parceria, organizada de maneira democrática. O programa tem como objetivo modernizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais, permitindo que gestores e professores foquem integralmente no ensino.
Com o resultado oficial, as empresas parceiras listadas no credenciamento serão convocadas para a definição da quantidade das escolas dentro dos lotes propostas, conforme os critérios estabelecidos no edital de licitação e as diretrizes do programa. A formalização dos contratos observará as disposições legais aplicáveis, assegurando a conformidade com os requisitos de transparência e eficiência administrativa, com previsão de início das operações nas unidades contempladas a partir do início do ano letivo de 2025.(Com Agência Estadual de Notícias)

