A Sesa (Secretaria de Estado de Saúde) investiga 25 casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus no Paraná. Os dados foram computados, mas o Estado aguarda protocolos do Ministério da Saúde que definem os parâmetros de confirmação de reincidência da doença. Enquanto isso, a secretaria busca união de laboratórios de pesquisa para fazer o sequenciamento viral, método que pode confirmar as suspeitas.

Imagem ilustrativa da imagem Paraná investiga 25 casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus
| Foto: Gustavo Carneiro 24/6/2020

A Sesa afirma estar em tratativa com o Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná) e o IBMP/Fiocruz (Instituto de Biologia Molecular do Paraná) para a realização de estudos que identifiquem o sequenciamento viral.

Em diversos estados do Brasil há monitoramento de casos suspeitos. No Paraná, a Sesa aguarda os protocolos do Ministério da Saúde que definem detalhes da doença. "Tais como a definição de caso de reinfecção, como período de intervalo entre os exames, método do exame, presença ou não de sintomas, etc.", afirma por meio da assessoria de imprensa.

A secretaria também argumenta que ainda não está disponível e validado o sequenciamento genético do vírus, o que comprovaria se o indivíduo estaria realmente com um vírus diferente do que contraiu na primeira vez, quando passou pela Covid-19, ou se a infecção se originou do mesmo vírus que permaneceu na pessoa.

Os casos de reinfecção ainda são raros. No mundo todo, há cinco registros entre as mais de 40 milhões de pessoas que passaram pela infecção. A reincidência foi confirmada em Hong Kong, Bélgica, Holanda, Equador e Estados Unidos.