Mais uma pessoa morreu vítima do novo coronavírus no Paraná nas últimas 24 horas. O boletim divulgado pela Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) nesta quinta-feira (2) confirmou a morte de um paciente de 72 anos, residente em Campo Mourão (Centro-Oeste). O homem estava internado desde o dia 28 de março em um hospital da região e morreu no dia 31. Este caso ainda não havia sido notificado pelo município à Sesa. Com mais esta morte, já são quatro o número de óbitos em todo o Estado.

Laboratório Central do Estado - LACEN  -  Recepção  de amostras para teste do Coronavirus. 
Curitiba, 01/04/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Laboratório Central do Estado - LACEN - Recepção de amostras para teste do Coronavirus. Curitiba, 01/04/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN | Foto: Geraldo Bubniak

O número de infectados também subiu de 229 para 258 com a confirmação de 29 novos casos entre quarta e quinta-feira. Seis deles são de pessoas que não residem no Paraná. Outros 3.848 casos foram descartados e 638 seguem sob investigação no Lacen (Laboratório Central do Estado) e outros laboratórios habilitados.

Os novos casos foram diagnosticados em Palmeira (1), Curitiba (5), Mandirituba (1), Leópolis (1), Cornélio Procópio (1), Maringá (3), Terra Boa (1), Londrina (1), Cianorte (3), Cascavel (3), Telêmaco Borba (1), Paranavaí (1), São Manoel do Paraná (1), Campo Mourão (4), Campo Largo (1) e Marechal Cândido Rondon (1). Os pacientes são 17 homens e 12 mulheres, com idades entre 23 e 90 anos.

Saiba mais: Acesse o mapa interativo com os casos de coronavírus no Estado

Conforme o boletim da Sesa, dos 399 municípios do Estado, 50 têm casos confirmados de coronavírus. Dividido por regionais de saúde, o levantamento aponta que apenas duas regiões ainda não possuem confirmações da Covid-19. A 5ª Regional de Saúde, que compreende a região de Guarapuava, e a 22ª Regional de Saúde, na área de abrangência de Ivaiporã. Na 5ª Regional, as 24 notificações feitas até o momento foram descartadas e, na 22ª, há 41 casos descartados e outros três sob suspeita.

A 2ª Regional de Saúde, em Curitiba, é a que tem o maior número de confirmações, com 124, sendo 99 na capital. Em seguida, está a 17ª, em Londrina, com 28 testes positivados até o momento – 27 em Londrina e um em Cambé. Além de Curitiba e Londrina, os municípios com maior número da Covid-19 são Cascavel e Maringá, com 13 cada um, Foz do Iguaçu (12) e Cianorte (11).

A Sesa informou ainda que três casos confirmados em Curitiba foram transferidos para os municípios de Paranaguá, Ponta Grossa e São Paulo porque investigações das secretarias municipais de saúde apontaram que os pacientes não residem na capital.

FAIXA ETÁRIA

Entre todos os casos confirmados, seis pacientes têm idades entre zero e 29 anos; cem estão na faixa etária de 21 a 40 anos; 89 têm entre 41 e 60 anos; 54, entre 61 e 80 anos; seis de zero a 20 anos e quatro não tiveram a idade informada. A maioria dos pacientes infectados pela Covid-19 é homem, com 135 casos.

LONDRINA

O último boletim da Secretaria de Saúde de Londrina divulgado na noite desta quinta mostra que a doença avançou ainda mais. São apontados oito novos casos confirmados do novo coronavírus em Londrina, sendo quatro homens e quatro mulheres. Dos registros recentes, metade dos pacientes está internada (um em Unidade de Terapia Intensiva) e a outra metade em isolamento domiciliar.

Londrina tem 34 casos confirmados da doença, segundo a Secretaria Municipal, com 14 pacientes isolados em casa, 17 internados e três recuperados. Do total, cinco pacientes estão em UTI, sendo quatro com respiradores.

A Secretaria de Saúde informou ainda que 304 exames deram negativo para Covid-19. Outros 65 pacientes seguem internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave em investigação no município. São 62 adultos e três crianças (uma em UTI).

BRASIL

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira a identificação de um primeiro caso de coronavírus no Brasil ainda em janeiro deste ano. Até agora, a primeira confirmação tinha ocorrido no dia 26 de fevereiro.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, o vírus já estava no Brasil em janeiro, um mês antes do que se pensava. A confirmação veio após investigação retrospectiva de casos.

O País já registra ao menos 299 mortes pelo novo coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde, que aponta também que 7.910 casos da doença já foram confirmados em território nacional. Extraoficialmente, São Paulo registra mais 20 mortes, totalizando 319.