O total de casos confirmados de coronavírus no Paraná saltou de 136 para 152, entre sábado e domingo (29). Dois óbitos em Maringá (Noroeste) permanecem como os únicos registrados pela doença no Estado. Neste sábado, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) havia divulgado um total de 137 confirmações da doença. No entanto, um dos casos identificados em Curitiba foi descartado após investigação da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme o boletim atualizado, os 16 novos casos foram confirmados em Curitiba (1), Umuarama (1), Londrina (2), Medianeira (1), Contenda (1), Peabiru (1), São José dos Pinhais (1), Maringá (1), Cascavel (1), Marechal Cândido Rondon (1), Terra Rica (1) e Foz do Iguaçu (3). Um morador da Venezuela também teve diagnóstico positivo para a doença no Paraná. As pessoas com covid-19 estão na faixa etária entre 23 e 66 anos.

Um caso diagnosticado em Curitiba passou a ser contabilizado na cidade de Castro, onde o paciente reside, critério definido pela Vigilância em Saúde. No entanto, a capital do Estado recebeu outro caso positivo que havia sido confirmado anteriormente no município de Colombo, cidade onde estava o morador de Curitiba no momento da coleta da amostra analisada.

Curitiba lidera o número de confirmações com 73 casos no total. Em seguida estão as cidades de Foz do Iguaçu (10), Maringá (8), Cascavel (8), Cianorte (7) e Londrina (7). Porém, no início da noite deste domingo, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, confirmou um total de 12 casos na cidade.

O balanço divulgado pela Sesa aponta também a queda no número de casos suspeitos. No sábado eram 968 em investigação. Neste domingo, a quantidade foi reduzida a 696. Conforme o boletim, 2.580 casos foram descartados desde a chegada da doença ao Paraná.

ESTRATÉGIAS

Imagem ilustrativa da imagem Paraná confirma 152 casos de coronavírus

Neste final de semana, o governador Ratinho Júnior se reuniu com prefeitos do Paraná para alinhar as estratégias de combate ao novo coronavírus. As conversas ocorreram por meio de videoconferência. Entre os participantes estavam representantes das cidades de Londrina, Cambé, Arapongas, Apucarana, Maringá e Curitiba.

Conforme a assessoria de imprensa do Estado, o governador reforçou a necessidade de isolamento social e solicitou aos prefeitos a manutenção do serviço de transporte público para a continuidade das atividades essenciais.

“É preciso haver uma sincronia e troca de experiências neste momento em que enfrentamos um vírus perigoso, que implica na saúde das pessoas e na economia do Estado e do país. A orientação harmonizada previne erros e ajuda a realizar a nossa principal missão, que é salvar vidas neste momento”, afirmou o governador em entrevista à assessoria de imprensa do Estado.

Lotes de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras, luvas e jalecos, foram repassados pelo Ministério da Saúde e serão encaminhados aos municípios. O governo do Estado também vai adquirir novos materiais.