Com oito novos casos confirmados da covid-19 pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), o Paraná chegou a 160 diagnósticos positivos da doença nesta segunda-feira (30). Os novos registros foram em Curitiba (3), Almirante Tamandaré (2), Rio Branco do Sul (1), Campo Largo (1) e Matinhos (1). Já o total de casos no País chegou a 4.579, com 159 mortes, três delas no Paraná.

O total de casos no País chegou a 4.579, com 159 mortes
O total de casos no País chegou a 4.579, com 159 mortes | Foto: Ari Dias/AEN

Conforme o novo boletim, seis homens e duas mulheres com idades entre 26 e 59 anos entraram para a lista de casos no Paraná que ocupa a oitava posição no ranking de estados com o maior número de registros, de acordo com a plataforma para o covid-19 do Ministério da Saúde. Dos 160 casos, cinco são de pacientes de fora do Paraná: São Paulo (3), Brasília (1) e Venezuela (1).

Até agora, 2.877 suspeitas no estado já tiveram o diagnóstico descartado para o novo coronavírus e 484 ainda estão em investigação. Somente em Londrina, mais de 60 pacientes passaram o último fim de semana internados com problemas respiratórios graves e aguardam os resultados dos testes. Destes, nove são crianças e duas necessitam dos cuidados de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Nesta segunda-feira, a Sesa também reconheceu que a morte de um homem de 66 anos, morador de Cascavel, foi causada por complicações decorrentes do coronavírus. Em tratamento para hipertensão e diabetes, o homem buscou o atendimento na rede privada no dia 19 de março e estava hospitalizado desde a última quarta-feira (25).

Segundo o secretário municipal de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello, como o município soma nove casos confirmados, o registro do primeiro óbito por coronavírus na cidade era uma questão de tempo. “Com pesar, o município de Cascavel confirma que existe já na cidade o primeiro óbito de paciente confirmado de Sars-cov-2, o novo coronavírus”, lamentou.

As primeiras duas mortes haviam sido confirmadas na última sexta-feira (27) pela Sesa. Em Maringá, um idoso de 84 anos que teria contraído a doença da filha e uma mulher de 54 foram as primeiras vítimas fatais da covid-19 no estado.

Enquanto nesta segunda a Prefeitura de Maringá divulgou um novo balanço que aponta para 16 casos confirmados, quatro novos em comparação com o último domingo, e 363 notificações, a Prefeitura de Londrina não atualizou os números na noite desta segunda. Por enquanto, o município soma 12 casos confirmados do novo coronavírus. Além disso, em Maringá, 52 pacientes estão internados com suspeita de coronavírus e 157 estão em isolamento domiciliar. A Secretaria Municipal de Saúde também informou que 138 suspeitas já foram descartadas.

Outras duas prefeituras que atualizaram os números nesta segunda-feira foram as de Cianorte e Paranavaí. Em Cianorte, sete casos já foram confirmados e 29 foram descartados. Outros sete pacientes seguem sendo monitorados pelo poder público. Já Paranavaí contabiliza dois casos e 12 suspeitas.

Entretanto, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina), uma novidade alentadora foi registrada nesta segunda-feira. Um paciente do hospital São Francisco Instituto Vida diagnosticado com a covid-19 e que estava internado desde a última quarta-feira teve alta. No entanto, de acordo com a assessoria de comunicação do hospital, o cambeense de 37 anos foi orientado a manter as medidas de isolamento em casa até o próximo sábado (4) e deve realizar um novo exame.

O governo do Paraná divulgou que uma ala do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, passou por modificações e ganhou um espaço totalmente preparado para o tratamento de pacientes com a covid-19. Até agora, dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foram preparados e a expectativa é que outros 28 quartos de enfermaria estejam prontos até a próxima segunda-feira (6). Também segundo a Sesa, já há um paciente internado no novo Centro por conta do coronavírus.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Beto Preto (PSD), o Paraná tem condições para realizar mais contratações nos próximos 90 dias caso o quadro epidemiológico extrapole as perspectivas.