Assunção, 01 (AE-ANSA) - A polícia paraguaia apreendeu um avião brasileiro que foi abandonado com 20 quilos de cocaína e 250 quilos de maconha. Segundo um porta-voz policial, a apreensão foi feita próxima à cidade de Pedro Juan Caballero, a 550 quilômetros ao noroeste de Assunção.
De acordo com a polícia paraguaia, o avião, um bimotor de prefixo PT-EUA, fora abandonado na segunda-feira em uma pista clandestina, a cerca de 50 quilômetros da fronteira com o Brasil
aparentemente porque uma falha no trem de pouso o impediu de decolar.
Segundo investigadores, "os ocupantes abandonaram o aparelho diante da iminente presença das autoridades". Sob os bancos dos passageiros foram encontrados 20 pacotes de cocaína de alta pureza, de um quilo cada, e mais dois sacos com maconha.
Fontes da Direção de Narcóticos da Polícia suspeitam que a droga era proveniente da Bolívia e tinha como destino o Rio de Janeiro, e que o embarque estaria a cargo do "cartel" de Pedro Juan Caballero.
Esta cidade, localizada na fronteira com o Brasil, é considerada pelas autoridades norte-americanas como local de trânsito de drogas provenientes da Bolívia e Colômbia.