Funcionários e alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Maria do Rosário Castaldi, situado na avenida Arthur Thomas, zona oeste de Londrina, viveram um momento de grande expectativa quando o governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seed), anunciou em 2013 a construção de mais seis salas de aula e um laboratório de informática na instituição de ensino. Segundo o órgão educacional, a empresa que venceu a licitação, a Makino Construções Civis, executou apenas 80% da obra, que completou o sétimo aniversário inacabada.

Imagem ilustrativa da imagem Parada há sete anos, ampliação do Colégio Castaldi não tem data para ser retomada
| Foto: Arquivo FOLHA

Na época, o governo repassou R$ 898 mil para que a ampliação fosse concluída em cinco meses. Até uma comissão foi formada por representantes da Seed para analisar possíveis descumprimentos do acordo. De acordo com o diretor da escola, Élvio Vilalba Valeixo, se forem concluídos, os espaços serão usados para cursos técnicos. "Falta pouco para terminar. É um lugar para oferecer mais turmas. Hoje temos seis disciplinas técnicas, administração, química, eletrotécnica, eletromecânica e mecatrônica", afirmou.

Procurada pela FOLHA, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) salientou que "há entraves legais referentes à legislação eleitoral que impedem, atualmente, a doação do terreno, no qual se encontra a atual construção, pela prefeitura ao Estado – o que impede uma previsão de atualização de projetos, orçamento e data de conclusão da obra".

Cobertura do pátio

Se a ampliação segue sem prazo para ser retomada, a cobertura do pátio interno do Castaldi, que tem quase mil metros quadrados. A atual estrutura, que não era trocada há muitos anos, apresenta alguns furos, o que permite a existência de goteiras quando chove. Por dia, além dos 150 funcionários, entre servidores e professores, passam 1,5 mil alunos. No ano passado, o Fundepar lançou um processo licitatório para a reposição.

A empresa GD Projetos e Serviços de Engenharia ficou em primeiro lugar e receberá pouco mais de R$ 37 mil, a maior para para a troca da cobertura. Em nota, o governo informou que "aguarda retorno de documentação por parte da empresa vencedora da licitação para assinatura do contrato, que estabelece a data de até 30 dias para iniciarem as obras de reparo no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi, em Londrina".