Para secretário, alta de 8% no café é aceitável
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 05 de fevereiro de 1999
Por Kelly Lima 
Barretos (SP), 05 (AE) - O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, afirmou hoje em Barretos que vai combater a especulação de preços a partir da desvalorização cambial, mas disse que "entende" a necessidade do repasse em alguns casos. "Vamos analisar caso a caso", reiterou. Ele citou o exemplo do café, como sendo "aceitável" um repasse de até 8% para o preço final ao consumidor.
Meirelles disse, no entanto, que pretende obter auxílio de órgãos federais para punir os abusos: "É inviável que um produto, por mais defensivos ou qualquer outra matéria-prima importada que agregue, repasse 100% da elevação do dólar", disse.
Ele lembrou que, para a formação do preço de qualquer produto, são considerados outros índices, como embalagem, mão-de-obra e transporte, que são nacionais e não tiveram elevação nos preços. "Não estamos dizendo que é necessário diminuir margem de lucros, mas sim que haja bom senso na hora do repasse destes aumentos.
É crime contra economia popular repassar elevação de preços próxima dos 30%, como está fazendo o setor de insumos, por exemplo", afirmou o secretário.


