Para PF depoimento de Newton depende de Calheiros
PUBLICAÇÃO
domingo, 11 de julho de 1999
Por Ivana Moreira 
Belo Horizonte, 12 (AE) - Definir um prazo para o vice-govenador de Minas Gerais, Newton Cardoso (PMDB), esclarecer as irregularidades que diz conhecer sobre a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso depende do ministro da Justiça, Renan Calheiros. Foi o que afirmou, em Belo Horizonte, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Agílio Monteiro Filho. Segundo ele, a PF não tem como obrigar o vice-governador a depor sem que a Justiça determine.
A pedido do presidente, a PF notificou o vice-governador para esclarecer as denúncias e entregar o dossiê que afirmou à imprensa existir. De acordo com Monteiro Filho, o Ministério da Justiça também foi notificado do caso na semana passada e caberá ao ministro dar o andamento que achar conveniente. À PF, cabia apenas a notificação.
Newton Cardoso não deu novas declarações sobre o assunto depois que o ofício da PF foi entregue no escritório dele. O vice-governador segue orientações da liderança do partido, que pediu a ele para se afastar da mídia e deixar o assunto cair no esquecimento. As acusações sobre a reeleição do presidente foram feitas depois da exoneração de um afilhado político de Newton Cardoso, o ex-superitendente do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) em Minas Gerais, Flávio Menicucci.
O vice-governador mineiro considerou a exoneração uma resposta de Fernando Henrique às críticas que havia feito ao governdo federal, durante uma solenidade no Ministério do Trabalho. Indignado com a substituição de Menicucci, Newton Cardoso afirmou que também tinha como retaliar o governo, divulgando o suposto dossiê.


