Para evitar nova explosão de casos, cidades da região fazem barreiras no feriado
Alvorada do Sul e Bela Vista do Paraíso vão limitar a entrada de pessoas no município para manter a queda de contaminados pelo novo coronavírus
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 01 de abril de 2021
Alvorada do Sul e Bela Vista do Paraíso vão limitar a entrada de pessoas no município para manter a queda de contaminados pelo novo coronavírus
Lucio Flávio Cruz - Grupo Folha
Com o objetivo de evitar uma nova explosão de casos da Covid-19, as cidades de Alvorada do Sul e Bela Vista do Paraíso, ambas na Região Metropolitana de Londrina, vão colocar barreiras de contenção nas entradas dos municípios neste feriado prolongado de Páscoa.
As cidades que fizeram um lockdown severo no mês passado e viram as infecções caírem drasticamente não querem voltar ao patamar anterior da doença, por isso vão proibir a entrada de pessoas de fora e prometem fiscalização eficiente para evitar festas e aglomerações.
Distante 70 quilômetros de Londrina, Alvorada do Sul tem quatro mil chácaras, normalmente utilizadas para lazer e festas às margens das represas localizadas no município. Um ponto de bloqueio foi montado na entrada principal da cidade e os visitantes serão orientados das restrições existentes no município.
"Os proprietários das chácaras de outros locais terão a temperatura auferida, a placa do veículo registrada e serão informados que apenas a família pode entrar e que convidados estão proibidos, assim como festas e aglomerações", afirmou o prefeito Marcos Pinduca (PSD). "Contratamos três bombeiros civis que vão fazer a fiscalização nestes três dias em toda a orla. A fiscalização será severa e os infratores serão multados".
Com 591 casos e 18 óbitos, Alvorada viu o número de internações e novas contaminações despencarem após o lockdown total de cinco dias no mês de março implementado ao lado de Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis, Assaí e Primeiro de Maio.
No dia 11 de março, antes do período rigoroso de restrições, a cidade tinha 81 pacientes em tratamento e isolamento, além de 32 casos suspeitos. Agora, são 14 com acompanhamento médico e sete suspeitos. Com exceção de farmácias e postos de combustível, todos os demais estabelecimentos estarão fechados em Alvorada entre sexta-feira (2) e o domingo de Páscoa. E o município mantém as restrições de funcionamento do comércio, baseado no Decreto Estadual 7.230/21, pelo menos até o dia 15 de abril.
"O lockdown foi muito positivo e os casos explodiram após as festas e os feriados do final do ano. Não queremos voltar a esta situação novamente", frisou o prefeito de Bela Vista do Paraíso, Fabrício Pastores (DEM). O município montou barreiras nas entradas que dão acesso a Londrina, Alvorada do Sul e Primeiro de Maio.
A prefeitura autorizou a abertura do comércio no sábado (3) das 7h às 14h, mas com restrição de capacidade de 30%. "Vamos restringir a entrada de pessoas de fora e agir com rigor na fiscalização de festas e aglomerações, inclusive multar que estiver em via pública sem máscara", garantiu o prefeito.
Bela Vista do Paraíso já registrou 1.409 casos da Covid-19 e 41 mortes. Atualmente há 53 pessoas em tratamento na cidade e 70 casos em investigação.
Pandemia
O Paraná registrou mais 224 óbitos em decorrência da Covid-19 na quinta-feira (2), de acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).
Com as novas mortes, o Paraná soma um total de 16.824 vítimas fatais causadas pelo novo coronavírus. Em relação aos novos casos, foram mais 5.234 nas últimas 24 horas e o total de infectados é de 845.962.
Londrina registrou mais 289 casos na quinta-feira e tem um total de 46.083 pessoas infectadas. Foram confirmados mais 12 óbitos, entre eles um jovem de 25 anos. O total de mortes na cidade é de 991.
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link