O primeiro domingo (5) do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi marcado por questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, além da redação, que teve como tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Nesta primeira etapa do exame, estudantes ouvidos pela FOLHA apontaram que a prova foi mais objetiva em relação aos anos anteriores e, consequentemente, menos cansativa.

"É a segunda vez que faço o Enem e achei esta primeira prova mais simples que a outra, porém mais elaborada, o que não fez com que fosse mais fácil. A redação me surpreendeu pelo tema, pois imaginava que cairia algo sobre política, que está bem na atualidade já de algum tempo. No geral, imagino que fui bem, agora é esperar o próximo fim de semana", avaliou o estudante Henrique Alves, 18.

"Achei esta primeira prova mais simples que a outra, porém mais elaborada", afirma Henrique Alves
"Achei esta primeira prova mais simples que a outra, porém mais elaborada", afirma Henrique Alves | Foto: Roberto Custódio



A prova contou com diversas perguntas relacionadas ao atual momento do Brasil e do Mundo e também cobrou dos candidatos conhecimento sobre fatos importantes da história. Entre as indagações de Ciências Humanas estavam a participação da mulher na política brasileira, usina hidrelétrica de Belo Monte, Estado Palestino e história da escravidão. Já em Linguagens e Códigos foram citados textos e obras de Clarice Lispector, Chico Buarque, Racionais MC e do paranaense Paulo Leminski.

Buscando ingressar no curso de Serviço Social na UEL(Universidade Estadual de Londrina) com a nota do Enem, Vitória Cunha, 17, achou a prova fácil no geral. "Muitas questões foram de assuntos que aprendi recentemente no colégio, então isto ajudou. Estudei por conta e me senti tranquila neste primeiro dia, porque tenho muito mais facilidade com humanas", contou.