Para a alegria da garotada
PUBLICAÇÃO
sábado, 28 de setembro de 2013
Micaela Orikasa<br> Reportagem Local 
Londrina - No horário combinado, dona Joanita Lopes da Silva, de 53 anos, aguardava ansiosa no portão de casa a chegada da reportagem. Ela tinha pressa para começar a contar sobre os preparativos para a festa do Dia das Crianças que há 21 anos é realizada por ela no Jardim União da Vitória (zona Sul).
O motivo da euforia não era pessoal. Muito pelo contrário. Ela está preocupada em conseguir doações até 12 de Outubro. E é justamente isso que impressiona. Por trás dessa história que alegra 400 crianças há duas décadas, existe uma mulher que se doa anualmente para conseguir alimentos e brinquedos e mobilizar a vizinhança para ajudar na festa. Movida pelo espírito solidário, dona Joanita não espera nada em troca. Ela só deseja realizar seu segundo sonho.
"O primeiro foi ter minha casinha. Este já está realizado. Agora o segundo é melhorar a nossa festa", diz a aposentada que idealiza coisas bem simples e se sente até inibida a responder. "Ah, seria uma festa com a rua enfeitada com bexigas, uma cama elástica para as crianças brincarem, um bolo bem grande e cada uma com um brinquedo na mão".
A história de dona Joanita com as crianças começou poucos anos depois dela se instalar no bairro com o marido e os dois filhos. Ela conta que as dificuldades para pagar o aluguel os forçaram a invadir o União que era todo ocupado por um matagal e abrigava pouquíssimas famílias. "Existiam só duas quadras de residências. Não tinha asfalto, nem energia e a água só chegava até nós por um caminhão pipa. Muitas famílias não tinham nem barraco, viviam embaixo de lonas", lembra.
Hoje, ela enxerga um bairro diferente, com muitas mudanças, mas também muito a avançar, principalmente em infraestrutura. "Falta mais atenção com creches, escolas e nosso posto de saúde. O bairro cresceu demais", aponta.
Engajada com as questões do União, no início dos anos 90 dona Joanita se tornou presidente de bairro. Ao visitar as casas, voltava com o coração "nas mãos" ao ver tamanha miséria. "Os pais não tinham dinheiro nem para comprar um chinelinho novo, que dirá um brinquedo. Foi aí que tive a ideia de fazer a festa das crianças", conta.
Todos os anos a perseverança se repete. Ela se une com outras mulheres do bairro para conseguir doações. O grupo tenta arrecadar doces em geral, pães e ingredientes para lanches, além de refrigerantes, bolos e principalmente brinquedos. "Não importa se é grande ou pequeno. As crianças ficam esperando pelos brinquedos, mas é o mais difícil de conseguirmos. Em todos os anos sempre surgem doações de última hora, mas também já cansei de sair pelo bairro um dia antes pedindo donativo de porta em porta", comenta, revelando a ansiedade pela divulgação da festa. "Quero pedir a colaboração da comunidade porque até agora só tenho 50 carrinhos e 10 quilos de salsichas", contabiliza.
Para Haydee Josefa Ferreira, que é o "braço-direito" de Joanita há 9 anos para a realização do evento "ver a satisfação deles comendo, bebendo e se divertindo é nossa grande alegria". É por isso que a base de cálculo dos brinquedos e alimentos são para 400 crianças porque além do Jardim União da Vitória sempre participam o Jardim Nova Esperança e Cristal. "Nossa intenção é sobrar um pouco. Nunca faltar", completa.
E não é só o sorriso da criançada que motiva essas mulheres, mas também a ansiedade dos baixinhos que semanas antes do Dia das Crianças não param de perguntar por dona Joanita. "Eles ficam esperando, assim como nós adultos. É sempre uma tarde gostosa onde todo mundo se diverte", diz a moradora Neusa Aparecida da Silva, mãe de três filhos.
Anualmente, o Dia das Crianças no União da Vitória acontece à tarde, na Rua dos Sapateiros. Os moradores respeitam a festa e não trafegam com carros e quando chove, lonas são improvisadas. Neste ano, a festa será a partir das 15h30. "Não fazemos política. O que a gente faz é de coração. Não vejo como uma obrigação. Simplesmente acho estranho não ter festa no Dia das Crianças", desabafa dona Joanita, que agora menos ansiosa, lembra de outro desejo e pede licença para falar: "Espero que Deus me dê força e saúde para eu continuar fazendo isso até quando estiver viva", conta emocionada.
Serviço: Quem puder ajudar a festa das crianças com doações de alimentos, bebidas e brinquedos, pode entrar em contato pelos telefones: (43) 3342-8982 e 8446-4407.


