À margem dos trabalhos do Sínodo, o Papa manifestou mais uma vez seu carinho pelo Brasil e pelos brasileiros no dia da sua Padroeira. De modo especial, Francisco recordou sua visita a Aparecida, 10 anos atrás, ocorrida em 24 de julho de 2013.

“É a festa de Nossa Senhora Aparecida. Eu a levo em meu coração. Recordo-me desta cidade e da Virgem. Que nos abençoe muito, que cuide de vocês e de todo o povo do Brasil. Rezo por vocês, lhes envio a minha bênção e, por favor, rezem por mim. A favor! Obrigado.”

Naquela ocasião, Francisco abriu um parêntese na sua participação na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro para visitar a Casa da Mãe.

No Santuário, o Pontífice celebrou à Missa e, na homilia, recordou a realização da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe em maio de 2007.

"Aquela Conferência foi um grande momento de vida de Igreja. E, de fato, pode-se dizer que o Documento de Aparecida nasceu justamente deste encontro entre os trabalhos dos Pastores e a fé simples dos romeiros, sob a proteção maternal de Maria. A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da Mãe e pede: 'Mostrai-nos Jesus'. É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria."

Mas nesses 10 anos de pontificado, foram inúmeras as referências à Padroeira do Brasil. Em 3 de setembro de 2016, Francisco inaugurou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida nos Jardins Vaticanos. E convidou os fiéis a rezarem pelos "mais pobres, os descartados, os idosos abandonados, os meninos de rua; que ampare os descartados e os que estão nas mãos dos exploradores de todo tipo; que salve o povo com a justiça social e com o amor de Jesus Cristo, seu Filho".

"Peçamos com amor por todo o povo brasileiro, que Ela, Mãe, abençoe. Foi encontrada pelos pobres trabalhadores: que hoje seja encontrada por todos, de modo especial por aqueles que têm necessidade de trabalho, de educação, por quantos estão privados de dignidade."(Vatican News)