Papa encerra hoje a Jornada Mundial da Juventude
PUBLICAÇÃO
sábado, 27 de julho de 2013
Agência Brasil 
Rio - O papa Francisco pediu ontem aos bispos, sacerdotes e religiosos que participaram da Santa Missa, na Catedral do Rio, que trabalhem para reforçar a fé e a evangelização dos jovens para a construção de um mundo mais fraterno. "Queremos anunciar o evangelho para os jovens", disse o papa durante a homilia.
O pontífice pediu aos presentes que atendam ao chamado de Deus e cuidem dos mais pobres e marginalizados das periferias. "Devemos estar muito orgulhosos de nossa vocação que nos dá oportunidade de seguir o Cristo", destacou.
Na pregação, ele lembrou Madre Teresa de Calcutá. Ele chamou a atenção ainda para um recado da madre de que é preciso buscar os mais pobres. "Devemos ir a eles com alegria", disse.
Depois da missa, o pontífice participou de um encontro com cerca de 2 mil convidados que representam diversos segmentos da sociedade civil brasileira, que lotaram o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em seu discurso, Francisco recomendou um "diálogo construtivo" diante das manifestações sociais que ocorrem no Brasil desde junho. "Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, sempre há uma opção possível: o diálogo", afirmou, em espanhol.
O primeiro Papa latino-americano também convocou os líderes a trabalhar com responsabilidade e para o bem comum. "O futuro exige de nós uma visão humanista da economia e uma política que alcance cada vez mais e melhor a participação das pessoas, evite o elitismo e erradique a pobreza", sustentou.
O Papa também cumprimentou várias pessoas, entre elas índios brasileiros, que se concentraram diante do pontífice e lhe pediram a bênção. Um jovem índio tirou o cocar e ofereceu ao Papa, que agradeceu e o colocou na cabeça, sorrindo para a plateia.
Para as 13h30, estava marcado um almoço com os cardeais brasileiros, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a comitiva que o acompanha.
O último compromisso do dia começaria às 19h30, com a Vigília de Oração no palco central na Praia de Copacabana, onde estariam reunidos mais de 1,5 milhão de peregrinos, de acordo com estimativa dos organizadores da JMJ.
Os fieis que participam da vigília percorreram uma rota de peregrinação que ia da estação ferroviária Central do Brasil até o palco central na Praia de Copacabana, em um percurso de 9,5 quilômetros. Eles também receberam um kit pesando cerca de 3 quilos, com as cinco refeições para o final de semana: almoço, jantar e ceia para sábado e café da manhã e almoço para hoje.
A maioria dos peregrinos carregava malas e sacos de dormir para a vigília na praia, que se estende até as 10 horas de hoje, quando o papa Francisco reza a Missa de Envio, com a presença da presidente Dilma Rousseff, de ministros de Estado e presidentes latino-americanos. Na ocasião, será divulgado o local da próxima edição da Jornada. (com France Presse)


