Cidade do Vaticano, 01 (AE-ANSA) - Hoje (01), no Dia de Todos Santos, o papa reafirmou, na Praça de São Pedro, no Vaticano, a posição da Igreja em relação a essa data e ao Dia de Finados: os católicos devem encará-las como oportunidades de celebração.
"A mais autêntica vocação da humanidade é formar a grande família dos filhos de Deus", disse o pontíficie. "Quem puder deve ir ao cemitério visitar as tumbas dos seus entes queridos", disse.
No entanto, o papa ressaltou: "A liturgia ensina a orar por todos, em nome do vínculo de solidariedade que une os membros da Igreja." Para João Paulo II, esse vínculo "é mais forte do que a morte".
Amanhã, o papa visitará as grutas do Vaticano, onde estão enterrados os pontífices que o precederam. João Paulo II disse que "espiritualmente" estará em Cracóvia, "onde descansam meus entes mais queridos", e nos cemitérios de todo o mundo, "para rezar ao lado das sepulturas esquecidas".

mockup