Roma, 10 (AE-ANSA) - O papa João Paulo II "está plenamente em condições, tanto agora como no passado, de desenvolver com plena responsabilidade pessoal sua missão de pastor universal da Igreja", afirmou o cardeal Camilo Ruini, presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI).
Em declarações ao Avvenire, o jornal da CEI, Ruini disse hoje que "somo minha voz ao que já disse o monsenhor Karl Lehmann", presidente da Conferência Episcopal Alemã, quem esclareceu hoje o sentido de suas afirmações de domingo, negando ter pedido o retiro do papa por razões de saúde.
Lehmann explicou ter dito que "se o papa não estivesse mais em condições de conduzir responsavelmente a Igreja, teria força e coragem para tomar as decisões justas".
O presidente dos bispos alemães ressaltou que "de nenhuma maneira pediu a aposentadoria do Papa" e disse ter "constatado que o Santo Padre estava na plena presença de espírito e vigor nos últimos meses".
O cardeal Ruini, em suas declarações ao Avvenire, disse também que "pude testemunhar com base no contato habitual que tenho com o Santo Padre como seu vigário para Roma que ele se mostra em plenas condições, agora como no passado, de desenvolver com plena responsabilidade pessoal sua missão de pastor universal da Igreja".