Quatro locais foram interditados na terça-feira (1º) em Londrina por desrespeitarem as medidas de restrições impostas no município em razão da pandemia do novo coronavírus. A fiscalização contou com técnicos da Secretaria da Fazenda, Defesa Social e Saúde e foram vistoriados a forma e o horário de funcionamento de bares, lanchonetes e restaurantes em três regiões da cidade.

.
. | Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Dos locais visitados, cinco estavam em desacordo com o Decreto Municipal nº 834, que entre outras situações proíbe a aglomeração de pessoas. Um restaurante, localizado na avenida Madre Leônia Milito, na zona sul, foi interditado por ter realizado uma festa de aniversário no sábado (28).

Segundo uma denúncia anônima, os participantes do evento teriam sido autorizados a não utilizar máscaras. Vídeos do evento postados em redes sociais também foram encaminhados aos órgãos municipais. O uso de máscaras em Londrina é obrigatório.

"As imagens que recebemos comprovam claramente que as pessoas estavam sem máscara no estabelecimento e que o local funcionava como uma danceteria, inclusive com DJ. Não havia como passar ileso", informou Carlos Roberto Leandro, diretor de Fiscalização de Atividades Econômicas da Secretaria Municipal de Fazenda.

O restaurante foi autuado e interditado por realizar uma atividade divergente - não possuía alvará para funcionar como danceteria -, por promover evento, aglomeração de pessoas e não obrigar os convidados a usarem máscaras. A FOLHA entrou em contato com o proprietário do restaurante, mas ele não retornou até o fechamento desta edição.

Fiscais da Fazenda interditaram e multaram também um centro esportivo na zona leste, em razão da realização de um jogo de futebol. Aproximadamente 40 pessoas estavam no local. "Já havia outras denúncias de atividades esportivas neste local, mas nas vezes anteriores não foi possível constatar as irregularidades. Operações como esta vão continuar acontecendo e serão intensificadas para o cumprimento da legislação", frisou Leandro. Nos dois casos, as multas podem variar de R$ 10 mil a R$ 120 mil.

Foram interditados ainda um bar, na zona oeste, e uma distribuidora de bebidas, na zona sul, por aglomeração de pessoas e falta de alvará.

Desde o início do trabalho de fiscalização do descumprimento dos decretos municipais no mês de março, a Guarda Municipal já registrou 7.144 ocorrências, das quais em 881 casos foram lavrados termos de constatação de irregularidades. Houve 71 interdições em comércios funcionando em horário irregular, festas, eventos e partidas esportivas irregulares.

O maior número de denúncias - 1.282 - se refere ao funcionamento de comércios em horários diferentes do estabelecido pelos decretos municipais, constatação de aglomeração e falta de equipamentos de proteção individual.