Jerusalém, 16 (AE-AP) Os líderes palestinos estão dispostos a declarar um Estado independente no próximo mês, devido a seu descontentamento pela forma com que Israel vem conduzindo as negociações de paz.
O presidente do Conselho Central da Organização para a Libertação da Palestina, Salim Zanoun, disse hoje que sua organização realizará uma reunião em 2 de fevereiro para analisar o tema da independência. Caso seja tomada uma decisão, o líder palestino, Yasser Arafat, será autorizado a declarar, naquele mesmo dia, a independência do Estado palestino.
Os palestinos estão revoltados com o fato de o primeiro-ministro israelense, Ehud Barak, ter adiado uma retirada militar da Cisjordânia prevista para esta semana. Segundo um acordo assinado entre palestinos e israelenses, o Estado judeu deveria retirar suas forças militares de 6,1% da Cisjordânia na quinta-feira.
Barak adiou a retirada por duas semanas porque está de viagem aos Estados Unidos, onde participará da próxima rodada de negociações de paz com os sírios.
As autoridades palestinas disseram que se reservam o direito de declarar a independência caso suspeitem de que Israel esteja renegando suas obrigações. As duas partes têm até 13 de fevereiro para completar um acordo de paz definitivo. Os palestinos afirmam que a demora por parte de Israel tornou impossível o cumprimento deste prazo.

mockup