Rio de Janeiro - O ministro da Saúde, Humberto Costa, reconheceu ontem que o Brasil investe pouco no setor, conforme mostrou o relatório anual da Organização Mundial de Sa© úde (OMS), divulgado quarta-feira. ''O Brasil gasta pouco em saúde e o mais grave é que não gastamos bem. Temos ainda muitos problemas de gestão. Vamos ampliar o controle sobre os recursos para garantir que cada centavo despendido pelo poder público chegue à população'', disse, no Rio.
Costa está otimista em relação à votação do Orçamento para 2004, na próxima semana. Deverão ser assegurados cerca de R$ 35 bilhões para o ministério o que permitirá, de acordo com ele, financiar os projetos prioritários. O ministro aproveitou para agradecer ao relator-geral do Orçamento, deputado Jorge Bittar (PT-RJ), que deve recompor os recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Numa avaliação do primeiro ano do governo Lula, Costa disse que, na área da saúde, foi possível dar continuidade a projetos já existentes, ampliar alguns deles e desenvolver outros.

mockup