Pais e alunos de instituições de ensino públicas de Londrina organizaram e participaram de uma manifestação para pedir mais segurança nos centros de educação infantil e escolas da cidade.

O ato, que aconteceu na manhã deste sábado (8), no Calçadão de Londrina, teve como objetivo chamar a atenção da população e das autoridades quanto às ameaças de massacres e ataques a instituições de ensino.

Eduardo Francischini é pai da estudante Chiara Francischini, matriculada em uma escola estadual da zona norte da cidade. Ele afirma que a filha não sente segura diante dos acontecimentos recentes registrados no Brasil. "Nós queremos chamar a atenção dos parlamentares, em especial do governador Ratinho Junior (PSD). É muito fácil colocar a culpa nos pais quando seus filhos estudam em escolas particulares e são escoltados", argumenta.

A declaração de Francischini contrapõe o discurso de Ratinho Junior, que cobrou dos pais mais rigor com relação aos estudantes.

LEIA TAMBÉM:

= Após ataque a creche, Londrina suspende aulas e GM promete reforço na segurança de escolas

= Ataque nas escolas reproduz violência social e desigualdades históricas

Durante a manifestação, outros pais se pronunciaram a respeito das medidas que, em sua opinião, devem ser tomadas para garantir a segurança de alunos e professores nas escolas e creches da cidade - o que engloba instituições municipais, estaduais e filantrópicas.

"Nós queremos que cada escola tenha um policial ou um guarda municipal armado. Inclusive, esse foi um dos projetos apresentados pelo próprio Ratinho Junior. Além disso, queremos concertinas nos muros e detectores de metais nas entradas das escolas", defendeu Francischini.

Chiara é e produtora do podcast Geral Kids, afirma que não quer "pagar para ver" e conta que não tem ido à escola por conta do medo. Sua mãe, Adriana Francischini, afirmou que, nos últimos dias, tem levado a filha à instituição de ensino apenas para fazer provas.

De acordo com a família, Chiara se pronunciou em seu podcast a respeito dos ataques ocorridos em escolas e creches pelo Brasil e cobrou ações do governador Ratinho Junior.

A vereadora de Londrina Jessicão (PP) esteve presente no ato e, em seu discurso, parabenizou a iniciativa dos pais e dos alunos.

Além de cobrar ações do governador do Paraná, os pais e os alunos presentes criticaram a implementação do botão do pânico, medida anunciada pelo prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP). "O botão do pânico não vai resolver o problema, porque não vai dar tempo de a polícia chegar até à escola", declarou Eduardo.

Os organizadores da manifestação afirmaram, ainda, que não vai desistir de suas reivindicações e irão promover outros atos, inclusive nas proximidades da Câmara de Vereadores do município.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1