Pai de vítima pede união de famílias
PUBLICAÇÃO
domingo, 30 de julho de 2000
Agência Estado De São Paulo 
Pelo menos 12 pessoas feridas no acidente entre dois trens da CPTM na Estação de Perus, na sexta-feira, permanecem internadas em hospitais de São Paulo. O caso mais delicado é o de Osmar de Oliveira Santos, que sofreu uma cirurgia de abdome e está internado na UTI do Hospital Geral de Taipas. De acordo com a chefe de plantão, a médica Nilma Fernandes, o estado de Santos é grave, mas estável. No pronto-socorro do hospital também está internado José Sávio, que foi submetido a uma cirurgia no pé, mas passa bem. As vítimas Luciene Leite e Jovailson Gonçalves, que também estavam no hospital, receberam alta ontem.
A dona de casa Vera Lúcia Carachesque Vieira, de 35, que estava internada no pronto-socorro de Pirituba, foi transferida para o Hospital Metropolitano com os filhos Franciele, de 2 anos e Augusto, de 2 meses. Vera fraturou o fêmur e deve passar por uma cirurgia hoje. O bebê Augusto quebrou as duas pernas e a clavícula. Franciele teve um ferimento na cabeça e deve receber alta hoje. O outro filho de Vera, Danilo, de 14 anos, também ferido no choque dos trens, já está em casa.
Vera perdeu a filha, Daniele, de 11 anos, no acidente. A menina foi enterrada na manhã de ontem, no Cemitério Dom Bosco, em Perus. O pai da menina, Reginaldo Vieira, 32 anos, fez um apelo: Precisamos unir as famílias vítimas desta tragédia para buscarmos nossos direitos. Vieira estava com o filho Danilo, de 14 anos, o único que já recebeu alta do hospital. Bastante abatido e com ferimentos na cabeça, o garoto ainda reclamava de dores.
O sepultamento havia sido marcado para as 10 horas. Foi realizado duas horas mais tarde porque Vieira decidiu ir até o hospital contar para sua mulher que a filha mais velha estava morta. Ela foi muito forte e reagiu bem, disse. Vieira pretendia levar a mulher para acompanhar o enterro. Os médicos não permitiram. Vieira fez aniversário no dia da tragédia.
Também foi sepultado ontem o corpo do ajudante de maquinista Selmo Quintal, de 24 anos, às 13 horas, no Cemitério da Saudade, em Campo Limpo Paulista. Quintal trabalhou na empresa durante dois anos e estava concluindo o curso preparatório para maquinista.
Na tarde de sábado, o IML de São Paulo divulgou o nome da nona vítima morta do acidente. Trata-se de Maria Bernardete dos Santos, com idade não informada pelo IML.
De Brasília, o presidente Fernando Henrique Cardoso telefonou ontem para o governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), e pediu para que fosse transmitida às famílias das vítimas do acidente que resultou na morte de nove pessoas e em mais de cem feridos, a solidariedade dele e da primeira-dama Ruth Cardoso. As informações são da Assessoria de Imprensa do Palácio do Planalto.


