Padre francês ajuda brasileiros em seu país
No auge de seus 80 anos, o padre francês Pierre Jourdanne ainda tem muita energia para ajudar brasileiros em situações de vulnerabilidade na França. Todos os dias ele sai de casa para atuar como ''visitador'' de brasileiros detidos por causa de algum crime. ''Sou membro da Associação Nacional dos Visitantes da Prisão, instituição reconhecida pelo governo francês'', conta.
Por ter morado durante 12 anos no Brasil, consegue se comunicar bem em português. ''Este foi o motivo pelo qual acabei me tornando o intermediário oficial dos brasileiros. Atendo também pessoas de outros países da África.'' O próprio consulado, inclusive, liga constantemente ao padre pedindo auxílio. Metade dos casos que atende são pessoas presas por envolvimento com tráfico de drogas e outra parcela menor por documentos falsos.
Em muitos casos, o padre é o único contato do preso com a família. ''Eles me passam os telefones ou e-mails para que eu repasse informações aos parentes que estão no Brasil'', conta. ''Além do apoio humano, também ajudo com assistência jurídica, fazendo a ponte entre advogados e família.''
Se na prisão precisam de ajuda, fora dela não é diferente. Quase sempre algum brasileiro fica hospedado em sua residência. ''Dependendo da infração, eles ficam esperando a decisão judicial fora da prisão. Neste período estão sem casa, dinheiro, roupa ou comida. Acolho esse pessoal até que a situação se resolva'', detalha o padre que uma vez por ano vem ao Brasil visitar ex-detentos que voltaram para cá. (M.T.)





