Ouvidor pede compra da Araupel
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2001
Emerson Cervi De Curitiba 
O ouvidor agrário nacional, Gercino José da Silva Filho, defendeu ontem em Curitiba a compra, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de parte da Fazenda Araupel, em Quedas do Iguaçu, Sudoeste do Paraná, garantindo assim a manutenção de famílias na área invadida. O Incra está negociando há meses com os proprietários a compra de 13 mil hectares não ocupados da fazenda para o assentamento dos sem-terra. A legislação federal proíbe projetos de reforma agrária em terras ocupadas.
O ouvidor se reuniu com a direção do Incra estadual e a coordenação estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Eles trataram do mandado de reintegração de posse em favor dos proprietários da Araupel, entre outros assunto. Parte da área da fazenda está ocupada há anos por mais de 600 famílias e a Justiça determinou a retirada de todas as famílias por considerar a propriedade produtiva.
Segundo o integrante da coordenação estadual do MST, Jaime Calegari, os sem-terra estão respeitando o acordo assinado em novembro do ano passado com o ouvidor agrário nacional e que previa a suspensão das ocupações de terra, pelo Movimento, em todo o Estado. Mas o prazo para cumprimento de todos os pontos do acordo termina em abril, depois disso o Movimento vai retomar as ações no interior do Estado, ressaltou Calegari.
O acordo prevê solução para a ocupação da Fazenda Água da Prata, em Querência do Norte, e o assentamento definitivo de todas as famílias despejadas no ano passado. Segundo Gercino Filho, o Incra tem condições de cumprir o acordo com o MST, pois já teria assentado mais de 25% do total de famílias previsto no acordo de novembro do ano passado. Sobre a fazenda Água da Prata, Gercino Filho diz que foi pedida nova cotação do preço. Em menos de um mês o caso deve estar resolvido, diz.


