Otimismo para as vendas de final de ano no Rio de Janeiro
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de setembro de 1999
por Milton F.da Rocha Filho 
São Paulo, 29 (AE) - Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (Ifec-RJ) e divulgada hoje, mostrou que o comércio está otimista quanto às vendas neste fim de ano. Dos 120 gerentes de lojas de rua e shopping centers entrevistados, 84,1% pretendem aumentar ou manter o volume de pedidos de mercadorias, em relação ao total de encomendas feitas no Natal de 1998.
A pesquisa apontou também que as vendas serão melhores do que no ano passado, principalmente em função da virada do milênio. "Muitas pessoas querem passar para o ano 2000 de roupa nova ou com objetos novos em casa. Além disso, também estão motivadas a dar presentes, porque a virada do milênio tem um apelo místico", salientou a consultora técnica do Ifec-RJ, Maria Alice Birbeire.
Uma parcela de 15,9% dos entrevistados informou que espera resultado de vendas menor neste fim de ano em comparação com o ano de 1998. Esses empresários, em função da expectativa pessimista, reduziram as encomendas aos fornecedores. Embora a expectativa seja de aumento nas vendas, uma parte dos gerentes consultados (17%) mantém os estoques acima dos níveis em que se encontravam no ano passado.
Apenas uma reduzida parcela (7%) indica que seus estoques estão abaixo do nível em que se encontravam nesse mesmo período do ano passado. Dos executivos de lojas pesquisados, 68,4% pretendem contratar funcionários extras para o final do ano. Entretanto, 31,6% disseram que não farão contratações nesse período, porque acreditam que o quadro de pessoal é suficiente para atender à demanda. Alguns entrevistados preferem treinar os vendedores.


