BANJA LUKA, Bósnia, 24 (AE-AP) - As forças de paz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) prenderam na quinta-feira na cidade de Foca, na Bósnia-Herzegovina, o servo-bósnio Zoran Vukovic, acusado de estupro de mulheres muçulmanas e tortura de civis durante a Guerra da Bósnia (1992-1995).
Hoje mesmo ele seria conduzido a Haia, na Holanda, onde será julgado pelo Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia, por crimes contra a humanidade.
Essa foi a segunda prisão esta semana, na Bósnia, de um suspeito de atrocidades. Na segunda feira, as tropas da Otan detiveram o general reformado servo-bósnio Stanislav Galic, responsável pelo cerco a Sarajevo.
Vukovic era subcomandante da polícia militar servo-bósnia e líder de uma unidade paramilitar na cidade de Foca. O porta-voz do Ministério do Interior da República Srpska (dos sérvios da Bósnia) , Boris Ivanovic, deu a entender que as forças de paz provavelmente capturaram o homem errado. Ivanovic disse à Asociated Press que na região há 11 pessoas com o mesmo nome de Vukovic.
Ele foi detido quando estava num jipe camuflado, em Foca, palco de algumas das maiores atrocidades da guerra. "As mesmas pessoas responsáveis pelos crimes dirigem a cidade agora", disse o chefe da Comissão Muçulmana da Bósnia para Pessoas Desaparecidas, Amor Maovic.

mockup