Ordem para ataques partiu de fora do Estado
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 02 de outubro de 2014
Jeferson Bertolini<br>Folhapress 
Florianópolis - O delegado Procópio Silveira Neto, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santa Catarina, informou nesta quinta-feira que a ordem para a onda atual de ataques a coletivos e instalações da segurança pública que atinge o Estado partiu de presos catarinenses que cumprem pena na penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Os presos foram transferidos à unidade no ano passado, durante a segunda onda de violência urbana em Santa Catarina.
A maioria deles, segundo a Polícia Civil, integra o PGC (Primeiro Grupo Catarinense), facção responsável pelos atentados de 2013 e 2012, quando a PM registrou 182 ocorrências em 54 cidades.
Neste ano, desde sexta-feira a Polícia Militar registrou 52 ocorrências em 21 cidades do Estado, a maioria contra ônibus e instalações da segurança pública. Os ataques resultaram em três mortes - um agente penitenciário aposentado e dois suspeitos, em confronto com a polícia, segundo a PM.
De acordo com o delegado Silveira Neto, responsável pelo inquérito que investiga os ataques deste ano, a ordem dos presos em Mossoró chegou a comparsas detidos na penitenciária de São Pedro de Alcântara (a 30 km de Florianópolis), de onde foi repassada a criminosos em liberdade por meio de áudio gravado em celular. "A logística foi essa: a ordem partiu de Mossoró, chegou a São Pedro de Alcântara e foi redistribuída. Como isso aconteceu em cada etapa foi apurado no processo e não vem ao caso falar sobre isso agora", disse o policial à reportagem.


