São Paulo - Seis pessoas morreram durante um confronto entre policiais civis e traficantes, na manhã de ontem, durante uma operação no complexo das favelas da Maré, na zona norte do Rio. Segundo a polícia, um dos suspeitos mortos é Ivanildo dos Santos, conhecido como Pitoco, apontado como um dos criminosos que matou o fotógrafo André Az, do jornal ‘‘O Dia’’, em fevereiro de 2009.
  O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse que a operação tinha como objetivo desmantelar a quadrilha de roubos e homicídios que atuava na região sob o comando de Pitoco.
  Dos seis mortos, cinco teriam sido baleados em confronto, segundo a polícia. Principal alvo da operação, Pitoco estava escondido em uma casa na favela Nova Holanda e reagiu com tiros à ofensiva da polícia, sendo atingido durante o tiroteio.
  A sexta vítima foi Márcio Marinho de Souza, de 32 anos, atingido por uma bala disparada por bandidos, de acordo com a perícia. Ele era morador da favela Nova Holanda e foi baleado no meio do confronto, logo após sair de um baile funk.
  Cerca de 250 homens de todas as delegacias especializadas do Rio participaram da operação, que contou com auxílio de veículos blindados e de um helicóptero. Várias pessoas foram presas, mas o número ainda não foi divulgado. Também foram apreendidos motos e carros, além de máquinas usadas para prensar drogas e arrumar armas.
Fotógrafo
  André Azevedo, o André Az, foi morto a tiros quando passava pela altura do número 10.500 da avenida Brasil, no Rio, por volta das 19h30 do dia 25 de feveiro. Informações do 22º Distrito Policial (Penha) apontam que ele havia saído do jornal, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e voltava para casa, no Rio, quando foi atingido.
  Segundo o boletim de ocorrência, ele estava em uma moto Honda Tornado quando foi baleado. Após ser atingido, Azevedo perdeu o controle da direção da moto, bateu em uma mureta e foi atropelado por veículos que passavam no local.

mockup