Uma ação conjunta de busca e apreensão de documentos, imóveis e veículos foi deflagrada nesta terça-feira (10) para investigar a atuação de uma facção criminosa que age a partir do interior de presídios. O objetivo foi colher provas que associem o grupo a crimes como tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro. De acordo com planilhas apreendidas, o grupo movimentou mais de R$ 2 milhões apenas em 2022.

A Operação Saru é encabeçada pelo Núcleo de Londrina do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e contou com apoio do 30° Batalhão de Londrina e da Polícia Penal. Danillo Paz Leme, promotor do Gaeco, explica que a ação é um desdobramento da Operação Progresso, que investigou a facção entre 2021 e 2022. O resultado dessa operação foi a condenação de ao menos 17 pessoas por crimes como organização criminosa, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, com penas variando de 3 a 27 anos de prisão.

Nesta terça-feira foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e de sequestro de imóveis e veículos contra seis suspeitos. Entre os investigados, dois estão presos na unidade 1 da PEL (Penitenciária Estadual de Londrina) e seriam os líderes da facção. Os mandados também foram cumpridos nas cidades de Alvorada do Sul e Ortigueira. Os alvos seriam pessoas incumbidas de fazer cobranças, recebimentos e a contabilidade do dinheiro do tráfico. “Essas pessoas investigadas eram responsáveis por pegar o dinheiro [do tráfico] e fazer a lavagem desses valores em bens lícitos. Tem compra de veículos, de imóveis e aquisições de modo geral que eles faziam com esse dinheiro”, explicou. “Com essas novas informações, a gente vai verificar se há possibilidade e necessidade de fase posterior. Ainda é cedo para dizer se vai haver desdobramento, mas a investigação continua.”

Comandante do 30° Batalhão da Polícia Militar de Londrina, Élio Boing detalhou que os pontos de tráfico eram comandados de dentro da cadeia. “Os mandados [de busca e apreensão] têm a finalidade exclusiva de coletar mais informações, ou seja, de buscar celular, computador, planilhas, anotações e qualquer meio de comunicação entre os envolvidos, assim como fazer a indisponibilidade de bens”, explica. No total, foram apreendidos três veículos e decretada a indisponibilidade de imóveis supostamente comprados com dinheiro proveniente da atividade ilícita. Com o recolhimento de provas, apontou a PM, o número de envolvidos nos crimes pode aumentar.

Segundo Boing, as investigações apontaram ainda que o grupo assumiu um ponto de tráfico mediante compensação, mas que ainda não foi possível saber se o pagamento já foi feito e de que forma seria efetuado.

O material coletado será periciado em busca de provas que relacionem os investigados ou outras pessoas aos crimes. “Isso serve para reforçar as suspeitas iniciais e para que possa ser oferecida a denúncia e essas pessoas possam vir a ser julgadas”, afirmou.