Guaí­ra - O ex-de­pu­ta­do pa­ra­naen­se Nil­ton Ce­sar Ser­vo, que le­gis­lou en­tre os ­anos de 1991 a 1995, foi pre­so na ma­nhã de on­tem pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral de Guaí­ra (Oes­te), du­ran­te a Ope­ra­ção Bi­tu­ca. A ­ação foi de­sen­vol­vi­da pe­la PF com o ob­je­ti­vo de de­sar­ti­cu­lar uma or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa do No­roes­te en­vol­vi­da com o con­tra­ban­do de ci­gar­ros oriun­dos do Pa­ra­guai. Ou­tras 11 pes­soas fo­ram pre­sas e di­ver­sas mer­ca­do­rias fo­ram apreen­di­das em vá­rias ci­da­des do Pa­ra­ná e tam­bém ou­tros es­ta­dos.
  De acor­do com o de­le­ga­do res­pon­sá­vel pe­la ope­ra­ção, Rai­mun­do Fran­cis­co Mi­ran­da Cas­ta­non An­dra­de, Ser­vo foi pre­so em Uber­lân­dia (MG), on­de es­ta­ria re­si­din­do atual­men­te. ‘‘Até on­de sa­be­mos ele es­ta­ria vi­ven­do das ­ações do con­tra­ban­do. Ele se­ria o che­fe da qua­dri­lha que con­ta­va tam­bém com a par­ti­ci­pa­ção de ­seus ­três fi­lhos, es­po­sa e ­cunhada’’, dis­se.
  Se­gun­do in­for­ma­ções apu­ra­das pe­la PF, Nil­ton can­di­da­tou-se a pre­fei­to de Ma­rin­gá em 1996 mas não foi elei­to; em 1998 can­di­da­tou-se a se­na­dor no Pa­ra­ná e tam­bém não foi elei­to. No ano de 2002 ele vol­tou a ten­tar in­gres­so na car­rei­ra po­lí­ti­ca co­mo can­di­da­to a de­pu­ta­do es­ta­dual, mas no­va­men­te não con­se­guiu a va­ga. O acu­sa­do che­gou a apos­tar no Es­ta­do do Ma­to Gros­so on­de se can­di­da­tou a pre­fei­to da ci­da­de de Sor­ri­so, mas no­va­men­te não foi elei­to.
  A Ope­ra­ção Bi­tu­ca co­me­çou em ­abril des­te ano quan­do fo­ram apreen­di­dos um ca­mi­nhão e uma car­re­ta trans­por­tan­do ci­gar­ros, cer­ca de 1,4 mil cai­xas. Se­gun­do o de­le­ga­do, de­pois des­sa apreen­são, a po­lí­cia con­se­guiu au­to­ri­za­ção ju­di­cial pa­ra mo­ni­to­rar o gru­po que es­ta­ria agin­do na re­gião. ‘‘­Eles bus­ca­vam ci­gar­ros no Pa­ra­guai e ven­diam em vá­rias ci­da­des, prin­ci­pal­men­te São ­Paulo’’, co­men­tou o de­le­ga­do. An­dra­de lem­brou que Ser­vo foi pre­so na Ope­ra­ção Xe­que-Ma­te, de­fla­gra­da em ju­nho de 2007 pe­la PF. Na­que­la oca­sião, o ex-de­pu­ta­do foi de­nun­cia­do pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral.
  A re­por­ta­gem da FO­LHA não con­se­guiu lo­ca­li­zar o ad­vo­ga­do de Ser­vo, Ni­val­do Ro­ber­to Ser­vo, ir­mão do acu­sa­do, que es­te­ve no pre­sí­dio de Uber­lân­dia acom­pa­nhan­do o ex-de­pu­ta­do na tar­de de on­tem.
  Fo­ram ex­pe­di­das pe­la Jus­ti­ça Fe­de­ral em Umua­ra­ma 18 man­da­dos de bus­ca e apreen­são e 18 man­da­dos de pri­são tem­po­rá­ria. ‘‘Ti­ve­mos man­da­dos cum­pri­dos em São Pau­lo, Cu­ri­ti­ba e Ma­rin­gá. To­dos ­eles cum­prem pri­são tem­po­rá­ria e de­vem res­pon­der pe­los cri­mes de con­tra­ban­do, for­ma­ção de qua­dri­lha e la­va­gem de ­dinhe-iro’’, fi­na­li­zou o de­le­ga­do.

mockup