Operação da PF prende 33 por narcotráfico
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 22 de agosto de 2005
Léo Gerchmann<br>Folhapress 
Porto Alegre - Pelo menos 33 pessoas foram presas ontem em uma operação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Civil gaúcha, com apoio da Brigada Militar, que apura os crimes de latrocínio, tráfico internacional de armas, furto de explosivos e munições, roubo de cargas, corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e assaltos a residências, carros-fortes, bancos, casas comerciais.
A operação, que atuou em 16 municípios gaúchos, é chamada de ''Serraluz''. Apesar de estar sendo divulgada como a inicial ''s'', o nome da se refere ao encerramento do trabalho com ''brilho'' (ou luz) _definição vulgar para cocaína. O narcotráfico foi a origem das investigações.
O objetivo era o cumprir 34 mandados de prisão e 54 de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. Oito integrantes do grupo, que atuava desde o ano 2000, ainda estavam sendo procurados. Dos 33 presos, 25 eram dos mandados e oito flagrantes ocorridos durante o trabalho de campo.
Houve operação em 16 municípios: Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Alvorada, Gravataí, São Sebastião do Caí, Farroupilha, Bento Gonçalves, Caxias, Estrela, Lajeado, Uruguaiana, Quarai, Dom Pedrito, Faxinal Soturno e Taquara. Participaram 460 policiais federais, civis e militares.
A investigação foi iniciada em outubro de 2004. No dia 26 de junho, em Lages (SC), foi preso Paulo Sérgio de Oliveira Barros, o ''Careca''. Tratou-se de flagrante: ele tentava receptar cocaína vinda do Paraguai para ser revendida em Porto Alegre. Com ''Careca'', foram presos João de Farias, o ''Apucarana'', e Aparecido Antônio Pinto, conhecido como ''Cido''.


