Foz do Iguaçu - A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) quer criar coordenação única para combater à malária nas fronteiras do Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia. Atualmente, os quatro países têm estratégias próprias e bilaterais contra a doença. A proposta é discutida no 38º Congresso Brasileiro de Medicina Tropical, que reúne perto de mil especialistas em doenças tropicais, em Foz do Iguaçu.
O coordenador do Programa de Enfermidades Transmissíveis da Opas, Renato Gusmão, disse ontem que o intercâmbio frequente de dados resultarão numa estratégia conjunta nas zonas de risco. Em sua opinião, os quatro países têm áreas de interesse epidemiológico em comum. ‘‘A gente precisa superar a barreira de traçar planos tendo como limite, por exemplo, o Rio Paraná (que separa o Brasil do Paraguai’’, afirma.
Gusmão avalia ainda que as fronteiras geralmente são esquecidas por estarem mais longe dos governos. A tríplice fronteira pode ser enquadrada nessa realidade. ‘‘A falta de controle dos países é um ameaça’’, diz o coordenador. Estudo mostra o sul da Bolívia com perto de 1,2 mil casos no passado; em seguida aparece o Paraguai (1,2 mil), o norte da Argentina (600) e o Brasil (em torno de 200 casos).
Para Gusmão, a erradicação da doença não está atrelada somente ao agente causador, mas sim ao desenvolvimento humano de cada região. Conforme ele, a malária jamais será controlada caso os povos continuem vivendo em níveis de miséria. ‘‘A Opas quer diminuir as diferenças sociais. São elas que trazem as doenças. Para isso, vamos elevar a discussão do nível técnico para o político’’, disse.
O coordenador afirmou que a luta contra moléstias de profilaxia e cura conhecidas pela medicina está na erradicação da pobreza. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2001, das Nações Unidas, a Argentina aparece na 34ª posição, o Brasil na 69ª, o Paraguai na 80ª e a Bolívia na 104ª colocação, num universo de 162 países classificados. ‘‘Não adianta erradicar a malária, para depois a pessoa morrer de outra doença’’, concluiu o especialista.

mockup