Na madrugada deste domingo (22), por volta das 2h, um acidente entre um micro-ônibus e um caminhão que transportava repolhos causou a morte de onze pessoas e deixou 16 feridos. A colisão frontal aconteceu no KM 154 da BR-365, nas proximidades do município de Pirapora, que fica a 340 quilômetros da capital Belo Horizonte (MG).

Colisão  entre os dois veículos aconteceu no KM 154 da BR-365, nas proximidades do município de Pirapora
Colisão entre os dois veículos aconteceu no KM 154 da BR-365, nas proximidades do município de Pirapora | Foto: Divulgação/PRF

As primeiras informações apuradas pela FOLHA apontam que o micro-ônibus havia saído de Porecatu (região metropolitana de Londrina) com trabalhadores que prestaram serviços na Bahia há cerca de uma semana e estariam retornando ao norte do Paraná. As vítimas seriam de Porecatu e Florestópolis.

O porta-voz da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Minas Gerais, Aristides Junior, informou que o acidente ocorreu porque o micro-ônibus teria invadido a pista onde estava o caminhão. Este seguia para Itabaiana, no estado de Sergipe. “São informações preliminares. Só a perícia poderá dizer o que de fato aconteceu”, completou.

Imagem ilustrativa da imagem Trabalhadores da região metropolitana de Londrina morrem em acidente na BR-365
| Foto: Divulgação/PRF

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Pirapora, o motorista do caminhão ficou preso às ferragens e foi encaminhado em estado grave para a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, em Pirapora. Ele havia saído de São Gotardo (MG). O cabo Alcântara esteve no local e deu suporte ao motorista. “Ele estava preso às ferragens porque a cabine o imprensou com a colisão. Apesar dos ferimentos, ele estava consciente”, disse.

Já o motorista do micro-ônibus não resistiu e morreu no local, junto com outras 10 vítimas. O restante dos passageiros - 16 trabalhadores - foram encaminhados para hospitais da região, com ferimentos leves, moderados e graves, segundo os Bombeiros. Entre as vítimas graves, um trabalhador foi levado ao Hospital Santa Casa de Montes Claros e está respirando com a ajuda de aparelhos, de acordo com a assessoria de comunicação da instituição.

O micro-ônibus pertence à empresa Trans D.P.M., sediada na Warta. O proprietário da locadora de vans e micro-ônibus, Rodrigo Murinelli, disse que o veículo saiu de Porecatu rumo a Camaçari (BA), no sábado (14).

“Os trabalhadores fazem serviço para uma usina de açúcar e foram fazer um serviço lá. Na sexta (20), por volta das 12h, eles retornaram. Estavam vindo embora”, comentou, sem dar mais detalhes. Na tarde de domingo, Murinelli estava a caminho de Pirapora e disse que dará todo o suporte necessário. Ele também disse que a empresa possui seguro.

A FOLHA tentou contato com a empresa Jecel, que presta serviços de manutenção em usinas de açúcar e álcool, e que teria contratado os trabalhadores. Mas ninguém foi localizado até a tarde de domingo.

Comoção

Neste domingo, a tristeza invadiu os municípios de Porecatu e Florestópolis, na região metropolitana de Londrina. As famílias ainda estão absorvendo a notícia sobre a morte de amigos e familiares.

O padre Manuel Santos, de Florestópolis, disse que cinco vítimas fatais são da cidade e que por isso, está em contato com o prefeito Nelson Correia Junior para saber como ajudar as famílias nesse momento.

Em Porecatu, um dos familiares de uma das vítimas relata que é "muito difícil aceitar a notícia". Ele pediu para não ter o nome citado, mas é parente de Weber Alcantara, de 26 anos. O jovem era um dos motoristas do micro-ônibus, que morreu no local do acidente.

"Eram em dois motoristas porque o caminho é longo e eles iam se revezando. Ele começou a trabalhar muito novo nessa profissão e por isso, tinha bastante experiência. Era uma pessoa muito querida na cidade e estava morando com a esposa em Alvorada do Sul", comentou.

(Atualizada em 16h40)