São Pau­lo - Doa­ções re­cen­tes de va­ci­nas con­tra a gri­pe A (H1N1) de­vem au­men­tar o es­to­que glo­bal cria­do pa­ra ga­ran­tir que os paí­ses ­mais po­bres te­nham su­pri­men­tos a fim de con­ter a pan­de­mia de gri­pe A, dis­se o mé­di­co Da­vid Na­bar­ro, coor­de­na­dor da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU) pa­ra o com­ba­te de no­vas va­rie­da­des emer­gen­tes de gri­pe.
  Na­bar­ro dis­se que mui­tos paí­ses ri­cos pro­va­vel­men­te se jun­ta­rão aos no­ve que já con­cor­da­ram em com­par­ti­lhar as ­suas va­ci­nas com os paí­ses em de­sen­vol­vi­men­to.
  ‘‘É mui­to pro­vá­vel que ha­ja ou­tros paí­ses doan­do 10% de ­seus es­to­ques de va­ci­na pa­ra o H1N1’’, afir­mou Na­bar­ro por te­le­fo­ne de No­va ­York, du­ran­te in­ter­va­lo dos en­con­tros com doa­do­res já cer­tos e ou­tros em po­ten­cial.
  Os fa­bri­can­tes de re­mé­dios têm ca­pa­ci­da­de pa­ra pro­du­zir uma quan­ti­da­de de va­ci­na pa­ra H1N1 su­fi­cien­te pa­ra me­ta­de do pla­ne­ta, o que tem for­ça­do os paí­ses a es­co­lher co­mo ad­mi­nis­trar os es­to­ques li­mi­ta­dos, afir­mou a Or­ga­ni­za­ção Mun­dial da Saú­de (OMS) on­tem.
  Os pro­gra­mas de va­ci­na­ção em lar­ga es­ca­la po­dem co­me­çar na Eu­ro­pa den­tro de al­gu­mas se­ma­nas, de­pois que os re­gu­la­do­res de saú­de pú­bli­ca eu­ro­peus re­co­men­da­ram ­duas va­ci­nas de gri­pe A pa­ra apro­va­ção.

mockup