Genebra, 28 (AE-AP) - A Comissão de Direitos Humanos da ONU conclamou hoje (28) uma moratória global das execuções com vistas a uma abolição completa da pena de morte.
A Comissão votou por 30 a 11 a favor de uma resolução encaminhada pela Alemanha, em nome da União Européia. Doze países se abstiveram.
Embora a pena de morte já tenha sido discutida pela comissão em anos anteriores, esta foi a primeira vez que a UE tomou uma posição sobre o assunto, em oposição aos Estados Unidos.
A moção conclama os países que aplicam a pena de morte para que não sejam levadas adiante execuções em três casos: quando qualquer procedimento legal esteja pendente; não executar nenhum sentenciado com menos de 18 anos na época do crime; e não executar mulheres grávidas.
A líder da comissão americana, Nancy Rubin, afirmou que seu país continuará a permitir o uso da pena de morte enquanto a opinião pública for favorável a ela.
"Reconhecemos que muitos americanos querem o fim das execuções, mas a grande maioria de nossos cidadãos apóiam a pena de morte", disse ela diante de representantes das 53 nações que formam a comissão.

mockup