Nações Unidas, 18 (AE-AP) - O Conselho de Segurança da ONU chegou a um acordo hoje (18) sobre uma resolução alertando que poderá penalizar países que violaram as sanções impostas pela organização mundial contra os rebeldes da Unita.
O conselho deverá adotar a resolução na conclusão de um debate aberto, que está sendo realizado hoje, durante o qual os países implicados em um documento sobre violações do embargo deveriam se defender.
O documento, divulgado no mês passado, enumera várias violações do embargo de combustível e armas imposto pela ONU, além da proibição da exportação de diamantes por rebeldes, que possibilitou à Unita a retomada de sua guerra de duas décadas contra o governo em dezembro de 1998.
De acordo com o documento, dois presidentes africanos, Blaise Compaore (Burkina Faso) e Gnassingbe Eyadema (Tongo), ajudaram o líder da Unita, Jona Savimbi, com armas e combustível em troca de diamantes.
A ONU acusa também a Bélgica de facilitar a importação de gemas dos rebeldes, que são negociadas no mercado de diamantes de Antuérpia. Os países implicados negam as alegações.

mockup