ONU afirma que situação de Kosovo é pior que o esperado
Podgorica, Montenegro, 24 (AE-AP) - Após visita de três dias em Kosovo, o chefe da missão humanitária da ONU, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, disse que a situação na província iugoslava está pior do que ele esperava, com claras evidências de limpeza étnica praticada pelas forças sérvias.
Embora os membros da missão não tenham recebido permissão para visitar todos os locais pretendidos por eles, o que foi ouvido e visto já é suficiente para "desenhar um quadro da situação". Segundo Mello, "tudo indica que há uma tentativa de deslocar... de limpeza étnica em Kosoco".
O grupo liderado por Mello vistoriou a situação de Kosovo durante três dias, e agora se encontra em Montenegro para examinar as condições locais.
A visita da ONU mostrou até agora que tanto Kosovo quanto Montenegro precisam urgentemente de assistência humanitária para as dezenas de milhares de pessoas que foram expulsas de suas casas desde o início dos ataques aéreos da Otan, em 24 de março, e o começo da limpeza étnica promovida pela Sérvia.
"Há possivelmente centenas de milhares de albaneses étnicos que foram deslocados em Kosovo e estão desesperadamente precisando de assistência", disse Mello, ontem, à Associated Press Television News.
"Vimos muitos deles nos últimos três dias, recebendo pouca ajuda. Certamente nada da comunidade internacional", disse o brasileiro.
Ajuda também é necessária em Montenegro, que recebeu mais de 60.000 refugiados. Depois de visitar campos de refugiados em Rozaje e Ulcinj, Mello culpou autoridades em Belgrado pelo fechamento das fronteiras desta pequena e montanhosa república, assim como o porto adriático de Bar, barrando a passagem dos comboios humanitários.
Segundo Mello, seu grupo espera que os refugiados possam voltar para casa antes do inverno (verão no Brasil), acrescentando que os habitantes de toda a Iugoslávia ficará em uma situação melhor depois que os problemas de Kosovo forem resolvidos.





