Fantasiados e carregando faixas e cartazes em que pregavam ‘‘Abaixo as patentes, o importante é a gente’’, cerca de 200 integrantes de organizações não-governamentais de todo o Brasil fizeram um protesto ontem, na frente do Consulado dos Estados Unidos, no Recife. Os manifestantes bloquearam a rua para defender a lei de patentes brasileira - que permite transformar medicamentos de marca em genéricos e similares, com redução de preços.
A Oxfam, ONG internacional que atua em vários países na execução de programas sociais e uma das organizadoras da manifestação, pretende fazer uma campanha mundial em favor do Brasil, de acordo com o seu assessor Michael Bailey. Os Estados Unidos fizeram denúncia à Organização Mundial do Comércio (OMC), em fevereiro, argumentando que a lei de patentes do Brasil viola o Tratado Internacional de Propriedade Intelectual (TRIPS).
‘‘Se o órgão se posicionar a favor dos Estados Unidos, será um grande risco para a política de saúde pública brasileira e os programas brasileiro de combate à aids e de medicamentos genéricos sofrerá graves prejuízos’’, avaliou Bailey. ‘‘É um conflito entre o interesse público e os interesses comerciais das grandes indústrias farmacêuticas’’.
Bailey pretande trazer políticos do Parlamento Europeu e inglês para conhecer a realidade brasileira e o programa de genéricos. Além disso já programa o envio de delegações de ONGs que tratam da aids na Ásia e África aos Estados Unidos. O objetivo é fazer lobby junto ao CONGresso norte-americano e conquistar a sociedade.
Em uma carta aberta à população, as ONGs exigem que os Estados Unidos retirem a queixa contra o Brasil e que a OMC não leve o Brasil a julgamento. (A.E.)

mockup