São Paulo, 29 (AE) - Representantes de organizações não-governamentais (ONGs) de sete países da América Latina, entre os quais o Brasil, estão criando o Comitê Latino-americano da Família, Criança e Adolescente (Colacria). O fórum que definirá as diretrizes iniciais de trabalho começou hoje, em São Paulo.
Rita de Cássia Paulon, coordenadora do fórum, explica que o comitê será um espaço permanente de discussão. "É preciso discutir os processos econômicos e suas consequências sobre essa parcela da população", diz ela. Além disso, o Colacria executará projetos em várias áreas, como educação, saúde e promoção de direitos.
Participação - Por enquanto, os países que participarão do comitê são: Brasil, Chile, Nicarágua, Paraguai, Costa Rica, Uruguai e Argentina. O fórum conta com a participação de ONGs importantes, como o Cempec e a Fundação Ayrton Senna. Além disso
o encontro está sendo acompanhado por representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e para a Cultura (Unesco).
A eleição para a primeira diretoria do Colacria será na quarta-feira, em São Paulo, último dia do fórum. A iniciativa de criar o comitê latino-americano partiu da Ação Social Franciscana do Brasil, entidade ligada à Igreja Católica, que atua há 40 anos no País.

mockup