Após recordes nas temperaturas, a onda de calor perde força, gradativamente, a partir deste final de semana em Londrina e as máximas voltam a ficar em torno dos 33°C. De acordo com a pesquisadora e agrometeorologista do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Heverly Morais, a chuva fraca registrada nesta quarta-feira (7) foi de 13,2 milímetros. Os ventos fortes chegaram a 48 km/h.

Imagem ilustrativa da imagem Onda de calor perde força nos próximos dias
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

“Essa chuva fraca foi um alento. A onda de calor está passando. Agora a tendência é que as temperaturas voltem ao normal para a estação, com máximas entre 32°C e 33°C e chuvas rápidas”, explicou. Nesta quinta-feira (8), a máxima deve chegar aos 37°C. Pode chover de forma rápida em alguns pontos da cidade.

Conforme a pesquisadora, a média das temperaturas máximas registradas durante a onda de calor foi de 9°C acima do esperado para o período. O recorde foi no dia 6 de outubro quando a estação meteorológica marcou 40°C. Os equipamentos indicaram ainda 39,5°C no dia 2 de outubro e 39,3°C em 30 de setembro. Esses foram os maiores índices desde novembro de 1985 quando a máxima atingiu 39,2°C.

No entanto, a sensação térmica pode ter sido ainda maior durante a onda de calor, já que a medição oficial é feita seguindo os padrões da OMM (Organização Mundial da Meteorologia). O equipamento funciona sobre um gramado e em um local ventilado a 1,5 metro de altura. O sensor permanece na sombra.

Para o mês de outubro, o histórico das temperaturas médias registradas é de mínima de 16,9°C e máxima de 28,8°C. Pancadas de chuva com temporais também são comuns para a estação.