Secretário de Estado de Saúde, Beto Preto em entrevista coletiva realizada em Londrina
Secretário de Estado de Saúde, Beto Preto em entrevista coletiva realizada em Londrina | Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress
A Ômicron já é a variante do coronavírus que mais circula no Paraná. A predominância da cepa de origem africana no estado foi confirmada em um laudo emitido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Um relatório recebido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) na manhã deste sábado (15) contatou que a nova variante estava presente em 51% de 178 amostras de exames coletados entre 27 de dezembro e 2 de janeiro em quatro macrorregiões paranaenses.

“A mudança clara do padrão de contágio nos leva a inferir através dos nossos métodos para envio de sequenciamento genômico que já temos mais de 80% dos casos de Covid no Paraná relacionados com a variante Ômicron”, afirmou o secretário de estado de Saúde, Beto Preto, em entrevista coletiva realizada em Londrina neste sábado (15), durante o lançamento da campanha estadual de vacinação pediátrica contra a Covid.

Ele ressaltou que ao contrário de algumas afirmações equivocadas, as contaminações pela variante Ômicron são bastante preocupantes. "É importante reiterar que não se trata de uma variante mais leve. Ela tem apresentado quadros mais leves porque nós temos uma imensa vacinação. Caso isso não fosse verdadeiro e palpável, teríamos os leitos hospitalares completamente tomados novamente. Diante desse cenário com grandes números de pessoas contaminadas, eu faço mais uma vez o apelo: quem não tomou nenhuma vacina, que mude a sua conduta e se dirija até a unidade de vacinação. Quem tomou uma dose, vá buscar a segunda dose. E quem tomou a segunda dose e não quer tomar dose de reforço, que também mude a sua atitude para que possamos juntos ultrapassar esse momento", enfatizou.

Apesar do aumento vertiginoso do número de casos confirmados de Covid, Preto afirmou que ainda não houve necessidade de ampliação de leitos nos hospitais paranaenses. “ Caso isso seja necessário nos próximos dias temos a possibilidade do aumentar os leitos no Estado. Por enquanto apenas no litoral todos os 12 leitos exclusivos estão ocupados e serão ampliados para 20.”, afirmou.

Beto comentou que o Paraná continuará mantendo os protocolos sanitários já adotados e que medidas para evitar aglomerações no Estado serão avaliadas no decorrer da semana. No entanto, o secretário descartou a possibilidade de fechamento do comércio. Preto afirmou ainda que será mantido o período de isolamento de sete a dez dias para pessoas contaminadas, apesar da orientação do Ministério da Saúde que orientou a redução para cinco dias nos casos de contaminação pela variante Ômicron.

Neste domingo (16) também foram aplicadas em Londrina 3.164 doses de vacina contra a gripe na CCI da zona norte.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1