Olhos também precisam de proteção
PUBLICAÇÃO
domingo, 02 de março de 2008
Da redação 
Mesmo com previsão de dias mais chuvosos em algumas regiões do país, com tempo nublado e frentes frias, devido ao fenômeno La NiÀa, a proteção dos olhos contra os efeitos nocivos dos raios solares UVA e UVB é fundamental. O alerta é do oftalmologista Marcus Sáfady, consultor do Instituto Varilux da Visão, que realiza trabalhos sociais em comunidades carentes de todo o Brasil.
''É preciso conscientizar as pessoas que não é só a pele que precisa de proteção, os olhos também. No verão, 95% dos raios UV passam pela córnea, agredindo a retina e o cristalino. Segundo evidências clínicas, isto pode causar degeneração macular e catarata'', afirma o especialista. Ele acrescenta que os raios UVB provocam queimaduras, câncer de pele e danos à córnea.
De acordo com o Sáfady, que é membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 1% de diminuição na camada de ozônio pode causar um aumento de 0,7% de catarata e 4% de câncer de pele. A exposição excessiva e sem proteção UV pode causar ceratite actínica. ''Trata-se de uma inflamação da córnea extremamente incômoda para o paciente. Ocorre normalmente de 6 a 12 horas após a exposição solar, causando uma forte sensação de areia, dor e fotofobia (sensibilidade acentuada a luz)'', esclarece.
No verão há um aumento do uso de óculos escuros, o que também preocupa Sáfady, pois segundo ele, há dois conceitos importantes: óculos escuros e óculos com proteção UV. No primeiro, as lentes escurecidas filtram parte da luz ambiente, diminuindo os sintomas de fotofobia quando eles existem. Mas ele lembra que uma lente escurecida não vai necessariamente filtrar os raios UV. ''Depende do material com que a lente é feita'', afirma. Segundo ele, o mercado já oferece lentes oftálmicas que protegem o olho dos raios solares, pois estudos indicam que em países com maior incidência solar e, consequentemente mais UV.
Só para dar um exemplo, em países localizados acima dos trópicos a vista cansada pode aparecer após os 46-47 anos de idade. No Brasil, a presbiopia (vista cansada) tende a ocorrer mais precocemente, por volta dos 40 anos. ''Os óculos para proporcionar proteção contra os raios UV precisam ter lentes fabricadas em material que filtre totalmente os raios UV.''


